O renascimento do Mac começou

Mais de metade dos Macs vendidos durante o maior trimestre da Apple para o seu computador foram para pessoas novas na plataforma. Isto diz muito.

Apesar de tantos desafios macroeconómicos, a história de crescimento empresarial da Apple continua – e a empresa anunciou mais um prodígio para sugerir que esta direção irá continuar.

O que está a impulsionar a história de crescimento da Apple?

As maiores tendências que impulsionam este crescimento são bastante bem conhecidas. Elas incluem a reorientação das TI, o movimento em direção à escolha dos empregados, o grande sucesso da Apple nos mercados de consumo e a merecida reputação da empresa em termos de segurança, fiabilidade do produto e custos de funcionamento globalmente mais baixos.

Estes fortes impulsionadores estão a gerar a sua própria energia, e isto parece estar agora a criar mais uma força forte para a Apple.

Isto significa que em todas as categorias da Apple a empresa está agora a experimentar aumentos notáveis no número de clientes que adquirem um produto Apple pela primeira vez.

A mais recente chamada fiscal da Apple viu os executivos da empresa fazerem vários anúncios para este efeito. Não só os iPhones atraíram um crescimento de dois dígitos no número de pessoas que mudaram do Android, mas o renascimento do Mac também parece ter começado.

A Apple diz que mais de metade das compras de Mac foram para compradores de primeira viagem, dois terços das vendas de relógios Apple foram para pessoas que nunca tinham comprado um, e mais de 50% das vendas de iPad foram para clientes que nunca tinham sido proprietários de um dos tablets.

Para onde vai o Mac, o iPad acabará por seguir

Embora as vendas de iPad fossem indiscutivelmente um ponto fraco na história, a empresa está longe de ser única nessa experiência. A IDC afirma que as vendas globais de tablets caíram 8,8% ano após ano. A IDC também diz que a Apple vendeu tantos iPad no terceiro trimestre do ano (que é o quarto trimestre fiscal da Apple) como as seguintes três maiores empresas de tablets juntas: A Apple vendeu 14,5 milhões de iPad em comparação com a Samsung (7,1 milhões), Amazon (4,3 milhões) e Lenovo (2,7 milhões).

Estes dados da IDC são de certo modo corroborados pela Strategy Analytics, que atribui à Apple 14,9 milhões de iPad vendidos. Os seus dados mostram mais iPad vendidos do que todos os comprimidos movidos globalmente pelos quatro maiores vendedores seguintes: Samsung (7,2 milhões), Amazon (3,7 milhões), Lenovo (2,7 milhões) e Huawei (1,3 milhões).

O facto de metade dos tablets da Apple estarem a ser vendidos a quem nunca possuiu um iPad antes sugere a força da Apple na partilha de ideias da indústria de tablets.

Com as vendas de Mac a atingir o pico mais alto da história da empresa, e o trabalho contínuo da Apple para juntar Mac e iPad como companheiros perfeitos de produtividade, o futuro não escrito vê os clientes de hoje a investir num iPad para complementar a substituição do seu PC nos próximos dois anos.

Fortes alicerces

Esta onda complementar de picos do iPhone, Mac, iPad são oportunidades perfeitas para a gestão da Apple construir cada onda sucessiva no topo do sucesso da outra. Tal como as vendas recordes de iPhone ajudaram a construir vendas recordes de Mac, essas vendas de computadores devem ajudar a fomentar um aumento na aceitação do iPad na próxima vaga até que o processo se repita mais uma vez. Tudo o que a Apple precisa de fazer é manter a satisfação do cliente.

O mercado empresarial atual reflete o mercado consumidor. Embora os números reais das vendas empresariais da Apple sejam difíceis de enumerar, os mais sérios informadores da indústria parecem inclinados a acreditar que a quota irá subir para mais de 50% antes de começar a atingir quaisquer barreiras significativas.

Pelo menos um CEO não parece pensar que haja muitas barreiras para escalar ainda mais alto. Linh Lam, CIO da Jamf, prevê que a Apple será o fornecedor nº 1 da empresa até 2030. Isto parece cada vez mais provável.

Embora o presente seja um desafio, as coisas podem e vão mudar

Entretanto, a Apple continua a beneficiar de esquemas de escolha de trabalhadores (obrigatórios na medida em que os líderes empresariais tentam recrutar e manter trabalhadores experientes durante a chamada Grande Demissão) continuam a favorecer a Apple.

A Tecnologia de Contraponto coloca-a desta forma. “Em geral, o forte domínio da Apple sobre a sua base de utilizadores continua a atuar como um motor de crescimento, enquanto a sua abordagem de “jardim murado” constrói mais aderência e traz novos utilizadores a todo o seu ecossistema. Os atuais ventos continuam a ser um obstáculo temporário face a um super-ciclo de crescimento a longo prazo, uma vez que a base instalada da empresa continua a estabelecer novos recordes”.

O truque é que a base instalada da Apple tende a alargar o seu investimento nesse ecossistema ao longo do tempo – e cada nova onda é um futuro ciclo de atualização.




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