A nova plataforma cria uma visão única de todo o ciclo de vida do cliente e do veículo para todos os intervenientes no processo relacionado com o automóvel.

A Salesforce, empresa tecnológica multinacional de Customer Relationship Management (CRM), lança a Automotive Cloud, um novo produto construído especificamente para fabricantes, concessionários, grupos financeiros do setor automóvel e respetivos clientes.
O Automotive Cloud proporciona serviço e experiências com o Driver 360 em todas as interações com o cliente, impulsiona as receitas através de uma melhor conversão e colaboração de leads e tira partido da automação, IA e análises criadas pelo setor para aumentar a produtividade e reduzir custos.
“A indústria automóvel está a enfrentar um novo imperativo digital no âmbito de uma turbulência forte provocada pelo surgimento de modelos diretos ao consumidor e o início da era dos veículos elétricos”, explica Achyut Jajoo, SVP & GM of Manufacturing and Automotive da Salesforce. “Mas com as grandes disrupções surgem as grandes oportunidades, e as empresas que aceleram para o futuro digital com tecnologia como a Automotive Cloud podem obter uma vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, preparar os seus negócios para o futuro.”
Ao permitir a personalização e inteligência em tempo real ao longo de todo o ciclo de vida do cliente e do veículo – quer os clientes estejam a procurar por um carro novo, a fazer uma compra, a procurar opções de financiamento ou a efetuar a manutenção do seu veículo – o Automotive Cloud irá impulsionar o setor durante este período de transformação histórica.
Com o Automotive Cloud, as equipas de marketing podem definir parâmetros para classificarem automaticamente leads qualificados e partilharem os clientes em potencial com maior contacto diretamente com o concessionário local do cliente.
Os gerentes de revendedores podem ver os contratos de compra ao longo do tempo para acompanharem o desempenho do stock e descobrirem quem são os revendedores que estão a cumprir as suas previsões e acordos de vendas para gerir melhor o stock e a alocação de veículos.
As equipas de serviço podem configurar alertas notificando-os quando a concessão de um cliente estiver prestes a expirar ou lembrar automaticamente os seus clientes de que devem trocar o óleo quando o odómetro atingir um determinado marco.
As equipas de TI podem criar fluxos personalizados com apenas alguns cliques para alertarem automaticamente todos os clientes que possuem um modelo específico de que o seu veículo foi recolhido.
O Driver 360 fornece soluções prontas para serem utilizadas, criadas com modelos e processos de dados específicos do setor para a indústria automóvel com vista a acelerar o tempo de retorno. Proporciona às equipas de serviço uma visão completa de cada interação com o cliente através de pontos de contacto contínuos e alertas personalizados, desde a navegação de carros e histórico de compras até jornadas de serviço. Com recursos como a Gestão de Famílias, as empresas podem, por exemplo, aceder a uma imagem holística do histórico completo do motorista e do veículo de uma família, personalizando ainda mais o suporte, as ofertas e as vendas.