O impulso de todos os tipos de empresas não tecnológicas irá aumentar as receitas num mundo digital que ainda se encontra numa fase conceptual.

O mercado metaverso global atingirá 996 mil milhões de dólares até 2030, um crescimento anual de 39,8%, de acordo com as estatísticas da GlobalData. Isto deve-se, como explica a consultora, ao facto de não só as empresas tecnológicas estarem a investir cada vez mais nesta nova dimensão da Internet, quer para conseguir uma melhor interação entre os clientes, quer para ganhar reconhecimento de marca, expansão ou novas fontes de receitas. Em 2021, este segmento atingiu 22,79 mil milhões de dólares só na indústria digital.
“A partir deste ano, os media e o entretenimento irão conquistar uma quota considerável do mercado metaverso”, diz Deepak Agarwal, gestor de projetos da empresa de análise. “Até agora, as experiências que têm sido mostradas têm sido através de música e concertos.
Este investimento é, evidentemente, apoiado por grandes tecnologias, com a Microsoft e a Meta na vanguarda da procura de novas iniciativas e ferramentas.
Por região, a Ásia Pacífico e a América do Norte representaram 50% da quota de mercado no ano passado. Nestas geografias, as empresas estão a tentar aproveitar tecnologias encobertas dentro do metaverso, tais como cadeia de bloqueio, aprendizagem profunda, realidade virtual e aumentada e grandes dados, entre outros.
“O metaverso é ainda largamente conceptual, mas poderia transformar a forma como as pessoas trabalham, fazem compras, comunicam e consomem conteúdo”, diz o perito. Embora esteja nas fases iniciais de desenvolvimento, tem potencial para ser a próxima grande revelação nos meios digitais. Além disso, a adoção em larga escala de tecnologias da próxima geração acentuará a sua adoção pela maioria das partes interessadas.