Durante o segundo trimestre de 2022 sofreram um novo declínio, desta vez de 15%, de acordo com a IDC.

O rumo descendente da venda de PC continua. De acordo com dados da IDC, as vendas durante o terceiro trimestre de 2022 atingiram 74,3 milhões de unidades. Para a consultora, o arrefecimento da procura e a oferta desigual contribuíram para uma contração anual de 15%. No entanto, os volumes de vendas permanecem bem acima dos níveis pré-pandémicos, quando os volumes de PC foram em grande parte impulsionados por remodelações comerciais devido ao fim iminente do suporte ao Windows 7.
“A procura dos consumidores tem permanecido fraca, embora a atividade promocional da Apple e de outros tenha ajudado a suavizar o declínio e reduzido o inventário dos canais em algumas semanas”, diz Jitesh Ubrani, diretor de pesquisa de Mobilidade e Dispositivos de Rastreio do Consumidor na IDC. “A oferta também reagiu aos novos mínimos reduzindo as encomendas, sendo a Apple a única exceção, uma vez que o seu fornecimento do terceiro trimestre aumentou para compensar a perda de encomendas resultante de interrupções na China no segundo trimestre.
Por fabricante, a Lenovo continua a liderar o mercado com 22,7% de quota de mercado, seguida pela HP (17,1%), Dell Technologies (16,1%), Apple (13,5%) e Asus (7,5%). Com exceção da Apple, que viu as suas vendas aumentar 40,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, todos os outros fabricantes registaram um declínio nas vendas, sendo o mais elevado na HP (-27,8%), seguida pela Dell Technologies (-21,2%) e a Lenovo (-16,1%). As vendas da Asus foram em grande medida semelhantes à sua quota de mercado (-7,8%).
“Para além dos volumes de vendas, vamos observar a evolução dos preços médios de venda (ASP) durante este trimestre”, acrescenta Linn Huang, vice-presidente de investigação de Dispositivos e Ecrãs na IDC. “A escassez de produtos nos últimos anos conduziu a uma mudança no mix de produtos em direção ao topo de gama. Isto, juntamente com o aumento dos custos de componentes e logística, fez com que os ASP subissem cinco trimestres consecutivos para atingir $910 no primeiro trimestre de 2012, o mais alto desde 2004. Contudo, com a procura a abrandar, as promoções em pleno andamento e as encomendas a cair, a subida do ASP inverteu-se no segundo trimestre. Outro trimestre de declínios no ASP indica um mercado em retração”.