Líderes europeus reúnem-se para desenvolverem digitalização da indústria

Evento realizado em Atenas destaca que a IA deve ser parte integrante das transformações digital e verde da indústria.

Diversos representantes de alto nível da Comissão Europeia, do Governo grego, do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET) e do EIT Manufacturing, reuniram-se, a 6 de outubro, em Atenas, para discutirem temas de inovação e política na Europa. O objetivo é desenvolver a produção digital e a Inteligência Artificial (IA) de forma a tornar a indústria europeia mais forte e sustentável,

A série de encontros InnovEIT destaca o trabalho que a Comunidade do IET realiza para acelerar a inovação, reunindo pensadores criativos da indústria, academia, investigação e outros setores e facilitando colaborações para dar vida às suas ideias.

“Esta foi uma excelente oportunidade para reunir líderes da Europa e organizações europeias de partes interessadas para realmente mover a agulha sobre a política e as medidas práticas necessárias para impulsionar esta transformação dupla”, disse o CEO da EIT Manufacturing, Klaus Beetz.

[ Mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências de gestão, liderança, insights, novidades e análises do mercado TI através do Computerworld Diário. ]

O evento em Atenas retomou o tema da transformação digital e verde que é um objetivo dos anfitriões do EIT Manufacturing. Como disse o orador principal, Sotiris Makris, gestor de projeto do Laboratório de Sistemas de Fabrico da Universidade de Patras, o “InnovEIT Atenas proporcionou uma plataforma única para o intercâmbio de ideias entre os principais especialistas sobre o potencial da IA e da Digitalização e as oportunidades que deles decorrem para a inovação industrial. O impacto da IA no fabrico é visível em muitos casos industriais, contudo o seu pleno potencial permanece inexplorado. Os futuros esforços de investigação e inovação em Digitalização e IA devem explorar o potencial da manufatura, e isto traria um impacto substancial não só à manufatura, mas também à sociedade em geral”.

O evento contou com a participação de Christos Dimas, vice-ministro do Desenvolvimento e Investimentos do Governo da República Helénica, e a discussão sobre a IA contou com a participação de membros de painéis como Nenad Popović, ministro da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da República da Sérvia; Jürgen Tiedje, chefe de Unidade, DG RTD da Comissão Europeia; Eleonora Marino, responsável de Desenvolvimento Empresarial na Prima Additive; e Gintaras Vilda, CEO Manufacturing Innovation Valley e ex-vice-ministro da Economia e Inovação da República da Lituânia. O painel analisou a forma como a IA pode contribuir para a sustentabilidade ambiental e social.

Novo centro em Antenas

O encontro em Atenas marcou também o lançamento do novo centro de inovação da EIT Manufacturing na cidade, servindo oito países do Sudeste da Europa: Albânia, Bulgária, Chipre, Grécia, Moldávia, Macedónia do Norte, Roménia e Turquia.

O centro de Atenas terá como objetivo acelerar as sinergias transnacionais entre os diferentes atores dos ecossistemas industriais regionais, incluindo start-ups, empresas, fornecedores de soluções, pequenas e médias empresas (PMEs), universidades, e institutos de investigação. O objetivo será alargar a rede de inovação regional existente, atraindo e acolhendo mais intervenientes dos ecossistemas locais para colaborar com o EIT Manufacturing, para que parceiros e membros possam beneficiar de uma colaboração frutuosa em projetos de parceria público-privada.

“O novo CLC South-East ajudará a acelerar e concentrar o alcance do EIT Manufacturing numa área da Europa com elevado potencial de inovação de fabrico que até agora não foi desencadeado, e consequentemente facilitará a “integração” de ideias, pessoas e organizações ainda mais inovadoras que podem trazer valor acrescentado à nossa missão”, acrescentou Dimitris Mavrikios, diretor de Operações do EIT Manufacturing.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado