É dirigido a todos os parceiros no seu ecossistema, independentemente de criarem e venderem serviços, soluções de software ou dispositivos.

Por Claudia Muldrew
A Microsoft lançou o seu novo Programa de Parceiros para a Cloud (MCPP). Originalmente anunciado em março, o programa marca uma mudança na estratégia de parceria para uma abordagem centrada na cloud, com o Azure a ocupar o lugar central.
A Microsoft chama-lhe “a primeira mudança material em 15 anos” para o programa parceiro, e destina-se a todos os parceiros no seu ecossistema, independentemente de construírem e venderem serviços, soluções de software ou dispositivos.
De acordo com a Microsoft, o programa “visa alinhar melhor o movimento de go-to-market dos parceiros com a forma como os clientes compram hoje os produtos Microsoft”.
O lançamento do programa é uma das primeiras tarefas da sua nova chefe de parceiros, Nicole Dezen, que se juntou à empresa em julho.
A partir de agora, as antigas competências Silver e Gold são substituídas por seis novas designações de “Parceiro de Solução”, que estão disponíveis para todos os parceiros.
As seis áreas de solução são dados e IA (Azure), infraestruturas (Azure), inovação digital e de aplicações (Azure), aplicações empresariais, trabalho moderno e segurança.
Para “compreender melhor as capacidades de um parceiro”, a Microsoft revelou dois níveis de qualificação. Um é um nível de parceiro de solução que é designado com base na “pontuação de capacidade” (PCS) de um parceiro. Os parceiros ganham uma pontuação de capacidade com base nas suas certificações, adições de clientes, implementações bem-sucedidas e crescimento global.
Para ganhar a designação de Parceiro de Solução, os parceiros terão de ganhar um PCS de pelo menos 70 pontos dos 100 disponíveis em todas as quatro áreas de medição.
“Investir no crescimento e sucesso do parceiro requer uma medição robusta e objetiva do progresso nas áreas de solução escolhidas pelo parceiro”, disse a Microsoft numa declaração, acrescentando que o PCS irá ajudá-la a “quantificar” esse progresso.
Os parceiros que já se tenham qualificado para a designação através de benefícios herdados receberão imediatamente a designação. Os parceiros que se qualificam, mas não têm benefícios herdados receberão a designação após o pagamento da taxa.
Os crachás de competência Legacy Gold e Silver já não são válidos. Os parceiros continuarão a receber benefícios antigos até à data do seu próximo aniversário, altura em que os parceiros têm a opção de manter os seus antigos benefícios alinhados com o seu estatuto Ouro ou Prata. Contudo, os parceiros que se qualificam como Parceiros de Solução terão a oportunidade de mudar para os novos benefícios.
Um painel de controlo de parceiros de solução no “centro de parceiros” fornece um rastreador de status para as designações. A estas designações juntam-se as designações da indústria para o software de construção de parceiros, começando pelo comércio a retalho, cuidados de saúde e serviços financeiros.
“Com o alcance global da Microsoft, investimentos estratégicos e pilha de tecnologia, capacitamos os nossos parceiros para construir e vender produtos diferenciados e soluções ponta-a-ponta para clientes em qualquer cenário e entre indústrias”, disse Dezen no seu blogue. “Além disso, estamos empenhados em tornar o Programa Cloud Partner um lugar benéfico para todos os parceiros, quer construam e vendam serviços, soluções de software ou dispositivos”.
A Microsoft lançou também um recurso para fornecedores independentes de software (ISVs), o Programa de Sucesso ISV. Este ramo do programa está atualmente em pré-visualização privada, e passará para a pré-visualização pública “ainda este ano”. Os pormenores do programa foram divulgados no início deste ano e foram recebidos com sentimentos mistos por parte dos parceiros.
A cloud está na agenda da Microsoft há vários anos. No entanto, à medida que mais clientes aceleravam as transformações das nuvens durante a pandemia, os compromissos da Microsoft com as nuvens aumentavam.
Em 2020, quando a pandemia COVID-19 começou a alastrar globalmente, a Microsoft introduziu uma série de extensões de competências a carteiras de produtos específicos, tais como Equipas e Azure, bem como o adiamento de planos para implementar o Acordo de Parceria Microsoft. Para além da intensificação da formação e das certificações em linha, esta foi apoiada por um melhor acesso aos recursos de marketing digital.
Na altura, a Microsoft disse que o seu objetivo era – nas suas próprias palavras – capacitar as empresas nas suas respetivas verticais para entregarem valor mais rapidamente, adaptarem-se rapidamente às condições em mudança e construírem para o futuro, com a segurança no centro.
Pouco depois, a chefe do Canal da Microsoft Gavriella Schuster demitiu-se após mais de cinco anos, abrindo caminho para que Rodney Clark assumisse o comando.