A IDC prevê que atinjam 41,5 milhões em 2026, representando 13,5 milhões de unidades. Isto representa um aumento de 66,6% em relação aos 8,1 milhões de unidades vendidas em 2021.

A IDC espera que as vendas mundiais de telefones dobráveis atinjam 13,5 milhões de unidades em 2022. Isto representa um aumento de 66,6 por cento em relação aos 8,1 milhões de unidades em 2021.
Uma previsão atualizada da IDC projeta vendas para atingir 41,5 milhões de unidades em 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 38,7% entre 2022 e 2026.
O crescimento saudável do mercado dobrável tem sido liderado pela Samsung com a sua linha Flip and Fold. Esperamos que os novos modelos atualizados superem os seus predecessores e captem a atenção dos consumidores na categoria.
O segmento comercial do mercado permanece maduro para a utilização de dobráveis como dispositivos dois em um que podem substituir tanto um telefone como um tablet. Enquanto a IDC ainda acredita que este caso de utilização continua a ser uma prioridade baixa, a queda dos preços e os novos casos de utilização comercial tornam a ideia mais atrativa no futuro. No próximo ano haverá um crescimento de 55,1% para dispositivos dobráveis, com um crescimento contínuo de dois dígitos ao longo do período de previsão.
Anthony Scarsella, diretor de pesquisa da IDC Worldwide Quarterly Mobile Tracker, afirmou: “O recente lançamento do Galaxy Z Flip 4 e Fold 4 irá novamente destacar toda a categoria, uma vez que a Samsung continua a ser a referência para dispositivos dobráveis no mercado.
“Os novos lançamentos da Samsung trouxeram melhorias incrementais, mas críticas em relação aos seus predecessores. O sucesso destes dispositivos deve ser um forte indicador de como os dobráveis irão evoluir e envolver os consumidores no futuro. Embora o preço continue a ser um ponto de dor para os consumidores, o preço inicial de $999 pode ser aceitável para os consumidores, dado que a maior parte dos bens de consumo tem registado aumentos de preços devido à inflação em 2022”, continuou Scarsella.
Entretanto, Nabila Popal, diretor de investigação da IDC Worldwide Quarterly Mobile Tracker, afirmou: “Com um crescimento de quase 70 por cento de ano para ano para os produtos dobráveis até 2022, a maior questão hoje é saber se os produtos dobráveis se tornarão mainstream em algum momento. Infelizmente, a resposta é não. Para mim, o volume principal significa volume, e o volume é dominado por telefones mais baratos, abaixo dos 400 dólares. Embora possa ser tentador para os vendedores entrar com preços de venda mais baixos para gerar um impulso inicial nas vendas, acredito firmemente que esta não é uma boa jogada – especialmente não à custa da qualidade e da experiência do utilizador”.
Na sua opinião, “Os produtos dobráveis devem continuar a ser um dispositivo de nicho, de primeira qualidade”. Em vez disso, os vendedores devem concentrar-se em melhorar a experiência do utilizador e construir para aumentar a confiança na categoria e gerar crescimento a longo prazo. Acredito que os dobráveis são o futuro dos dispositivos Android de alta qualidade, mesmo que, em conjunto, só se espere que captem menos de 3% do volume global até ao final do nosso período de previsão”.