Google permite pesquisas via câmara e por voz

A tecnológica acaba de anunciar novas atualizações para tornar a pesquisa mais natural e intuitiva.

Com mais de duas décadas a organizar as informações do mundo, a Google dá mais um passo para tornar esta pesquisa mais natural e acessível. A partir de agora, é possível pesquisar o que se vê através das câmaras de um dispositivo móvel ou fazer uma pergunta por voz.

Durante o evento Search On, a empresa mostrou como os avanços na inteligência artificial estão a permitir transformar a área da informação. “Estamos a ir mais além da caixa de pesquisa para criar experiências de pesquisa que funcionam mais como as nossas mentes e que são tão multidimensionais quanto o somos enquanto pessoas”, referiu Prabhakar Raghavan vice-presidente da Google.

No seu discurso, adiantou também que “prevemos um mundo em que é possível encontrar exatamente o que um utilizador procura através da combinação de imagens, sons, texto e voz, tal como as pessoas o fazem naturalmente”.

Com esta solução, o utilizador poderá fazer perguntas com menos palavras ou até mesmo sem nenhuma questão “e ainda assim iremos entender exatamente o que quer dizer”, explicou Raghavan.

O utilizador vai também poder explorar a informação organizada de uma maneira que faça mais sentido para ele. “Chamamos a isto tornar a pesquisa mais natural e intuitiva, e estamos num caminho a longo prazo para trazer esta visão para as pessoas de todo o mundo”, referiu.

Novos lançamentos

Para tornar o funcionamento da pesquisa visual mais natural, a Google está a recorrer à pesquisa múltipla, uma maneira completamente nova de pesquisar utilizando imagens e texto simultaneamente. Esta pesquisa múltipla foi introduzida no início deste ano como uma versão beta nos EUA.

No decorrer do evento Search On, a Google anunciou a expansão desta nova funcionalidade a mais de 70 idiomas nos próximos meses. “Estamos a levar este recurso ainda mais longe com a ‘pesquisa múltipla perto de mim’, permitindo que o utilizador tire uma foto de um item desconhecido, tal como um prato ou uma planta, e encontre-o num local próximo, como um restaurante ou numa loja de jardinagem. Vamos começar a disponibilizar a multipesquisa perto de mim em Inglês, nos EUA ainda este outono”, anunciou o responsável.

O vice-presidente anunciou outro avanço significativo, nomeadamente no mapeamento ao trazer informações úteis, como o clima e o quão lotado um local está através da visualização imersiva no Google Maps. “Com esta nova experiência, o utilizador pode sentir e ter uma ideia do local antes mesmo de entrar e para que possa decidir com confiança quando e onde ir”, revelou. E explicou: “Digamos que o utilizador está interessado em estar com um amigo num determinado restaurante. É possível aproximarmo-nos de um bairro e de um restaurante para ter uma ideia de como poderá estar o local na data e hora em que se planeou o encontro, visualizando coisas como o clima ou como preenchido o espaço poderá estar. Ao fundir as nossas imagens avançadas do mundo com os nossos modelos preditivos, podemos dar uma ideia de como estará um local amanhã, na próxima semana ou até no próximo mês”.




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