A Checkout.com lançou da Integrated Plataforms, uma solução flexível e personalizada para apoiar os marketplaces e vendedores.

O número de pessoas que vendem em marketplaces aumentou 200% desde 2020, uma vez que procuram complementar o seu rendimento principal, devido ao aumento do custo de vida e à inflação que continua a superar o crescimento dos salários. Os vendedores em marketplaces deverão representar 59% das vendas globais em e-commerce até 2027. Entre estes vendedores, a empresa diz ter encontrado uma categoria emergente de “micro empreendedores”, que compõem mais de metade dos vendedores em markeplaces (56%) em segmentos como a entrega de alimentos, transportes e bens de luxo.
A Checkout.com acredita que uma relação sólida entre o marketplace e o vendedor é fundamental para o sucesso a longo prazo. Além disso, permite que os comerciantes se apropriem da relação, controlem a movimentação de fundos e melhorem a experiência do vendedor.
A experiência personalizada da Zomato
A solução de Plataformas Integradas da Checkout.com permite aos marketplaces criar um fluxo de pagamentos personalizado e altamente otimizado através de APIs totalmente integradas e adaptadas às suas necessidades de negócio. As Plataformas Integradas permitirão a incorporação de vendedores, fluxos de financiamento automatizados e relatórios de análise detalhados para aumentar as receitas, atrair mais compradores e fidelizar vendedores. Além disso, podem aceder a todas as possibilidades de pagamento num só local e criar uma experiência personalizada para cada vendedor.
A Zomato, principal plataforma de pesquisa de restaurantes, optou pela Checkout.com como um método de pagamento alternativo. A Zomato afirma ter conseguiu registar restaurantes de forma mais fácil e 100% automatizada, além de dividir os pagamentos dos seus restaurantes, incluindo a terceiros e as gorjetas.
“A solução da Checkout.com para os marketplaces significa que temos agora uma vasta gama de métodos de pagamento disponíveis para apoiar as necessidades locais. Conseguir que os clientes se integrem rapidamente na plataforma é importante para nós, mas sentir-se capacitado para acompanhar e conciliar diferentes pagamentos usando esta plataforma é onde temos visto o maior impacto”, afirmou Nuno Fernandes, Diretor-Geral e Head of Growth da Zomato Portugal.
Experiência de pagamentos fluída
Os vendedores podem realizar transações com maior rapidez graças aos formulários de incorporação pré-configurados e à verificação automática de identidade para que possam conectar-se de forma mais imediata. Os marketplaces podem controlar a forma como os fundos se movem dentro, através e fora da sua plataforma, com opções para dividir pagamentos entre vários vendedores, alocar fundos automaticamente e fazer pagamentos diretamente às contas bancárias dos vendedores.
“Em última análise, os marketplaces são tão bem-sucedidos como os seus vendedores, e vice-versa. É por isso que é tão importante capacitar os marketplaces para construir relações e facilitar os vendedores através da eficiência”, disse Jonathan Rambal, General Manager da Checkout.com.
“Com as Plataformas Integradas, focamo-nos em tornar a experiência de pagamentos o mais fluída possível para que os markeplaces possam atrair e reter vendedores de alto valor. Nos últimos anos, os marketplaces viram uma mudança de poder em relação ao vendedor, e agora precisam de proporcionar-lhes uma experiência fluída ou correr o risco de serem deixados para trás. Depois de observarmos como o ecossistema de marketplaces evoluiu, acreditamos que é o momento certo para oferecer uma solução que lhes permita competir melhor por estes vendedores, uma vez que a opcionalidade, flexibilidade e propriedade que têm permite impulsionar o crescimento e aumentar a fidelização dos vendedores”, acrescenta Barak.