Isto foi demonstrado pela Telefónica Tech em conjunto com o TeamViewer ao desenvolver um serviço que liga peritos e técnicos, para fornecer assistência remota em tempo real através de dispositivos inteligentes.

Por Irene Iglesias Álvarez
Racionalizar processos, aumentar a produtividade e reduzir os riscos no terreno. Estas são apenas algumas das vantagens oferecidas pelos serviços de operação remota através de realidade aumentada no setor industrial. Uma tendência que está a ganhar ímpeto.
Tal foi demonstrado pela Telefónica Tech, em conjunto com o TeamViewer, desenvolvendo um serviço destas características que permite aos peritos ligarem-se remotamente com técnicos na área para lhes prestar assistência em tempo real, através de dispositivos inteligentes, tais como óculos, smartphones ou tablets.
Neste contexto, Andrés Escribano, diretor de Novos Negócios e Indústria 4.0 da Telefónica Tech, explica: “A indústria precisa de implementar soluções tecnológicas que lhes permita obter respostas em tempo real para minimizar o tempo de inatividade das máquinas e, consequentemente, o impacto económico do tempo de inatividade. Com este novo serviço, baseado em realidade aumentada, o setor poderá otimizar os seus processos, promover formação constante entre peritos e técnicos e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Sobre o novo serviço
Esta nova iniciativa permite ao perito remoto ver o que o técnico vê no terreno através de uma videochamada ao vivo e fornecer as indicações necessárias para resolver o problema no ecrã, graças aos avanços da realidade aumentada. Com este serviço, as empresas poderão acelerar os processos de fabrico em até 25% e reduzir os erros em até 50%, bem como aumentar a produtividade, encurtar o tempo de paragem das máquinas e reduzir os custos de viagem e a pegada de carbono.
O serviço de operação remota foi também concebido para permitir aos técnicos executar tarefas de montagem, manutenção, reparação e revisão, utilizando a realidade aumentada através da visualização virtual de fluxos de trabalho passo-a-passo, manuais e guias de instruções detalhados. Desta forma, os processos de inspeção e manutenção são mais eficientes porque o perito envia a informação em tempo real, minimizando as interrupções e porque a documentação é mais precisa, evitando possíveis erros manuais.
Otimizar e digitalizar, aspetos chave
O serviço é um passo em frente para ajudar as empresas a otimizar e digitalizar a logística e os processos de recolha de encomendas. Assim, através de dispositivos inteligentes, os operadores podem visualizar graficamente as instruções necessárias para preparar as encomendas (número de prateleira, localização, imagens do produto, etc.) e ser guiados ao longo do processo. Neste caso, o serviço consegue aumentar a eficiência e a produtividade em 10% e 15%, respetivamente, e obter uma taxa de erro quase nula no processo de preparação de encomendas, reforçando a fiabilidade e precisão nos fluxos de trabalho.