As empresas acreditam que a automação é o próximo grande passo na tomada de todo o tipo de decisões, de acordo com um estudo do Gartner.

Empresas em todo o mundo estão a desenvolver o seu uso de inteligência artificial (IA) com vista à automatização, um processo que, de acordo com um estudo do Gartner, pode ser aplicado a qualquer decisão empresarial para 80 por cento dos executivos inquiridos. Como diz Erick Brethenoux, analista vice-presidente do Gartner, isto significa que as empresas estão a passar de uma abordagem “puramente” tática para uma abordagem mais estratégica, por exemplo, quando se trata de apoiar movimentos empresariais.
No entanto, apenas pouco mais de metade (54%) dos projetos-piloto de IA entram em produção. E embora se trate de um aumento muito ligeiro de 1% em relação ao relatório de 2019, este é ainda um desafio significativo. “As organizações ainda lutam para ligar os algoritmos que estão a construir a uma proposta de valor empresarial, tornando difícil para os líderes executivos e de TI justificar o investimento necessário para pôr os vários modelos a funcionar”, diz Frances Karamouzis, analista. do Gartner
Como tal, 40% deles têm milhares de modelos de IA em vigor, o que cria uma complexidade de governação para a própria empresa e pressiona ainda mais os trabalhadores dos dados a demonstrar o ROI de cada um destes modelos.
Por outro lado, o estudo mostra que a escassez de talento nestas práticas, uma lacuna difícil de colmatar, não é uma barreira significativa à adoção de IA. Setenta e dois por cento dos executivos acreditam que têm ou podem adquirir as competências de que necessitam nestes casos. De facto, Brethenoux diz que as empresas bem-sucedidas nestas práticas utilizam uma combinação de desenvolvimento interno e outsourcing. “Isto significa que a equipa se está continuamente a refrescar, aprendendo novas competências e técnicas e considerando novas ideias de fora da empresa.
Finalmente, o Gartner também se refere à segurança e privacidade, que, surpreendentemente, já não são um obstáculo importante à adoção de IA, com apenas 3% dos inquiridos a citá-los. No entanto, 41% das organizações relataram incidentes relacionados com estas variáveis. As principais preocupações nestes termos são os concorrentes, parceiros ou outros terceiros, e a cibercriminalidade.