A SocialTalk usa a inteligência artificial para fazer corresponder perfis de influenciadores com marcas, tornando o processo muito mais racional e eficiente.

A SocialTalk angariou 770 mil euros para ampliar a sua solução de marketing de influência baseada em inteligência artificial (IA), numa ronda liderada pela Insight Venture.
A start-up com sede em Lisboa pretende ajudar as empresas a alavancar o poder de influência usando a IA para pôr em contacto empresas e influenciadores. A plataforma da star-up permite às empresas encontrar rapidamente influenciadores, gerir a sua relação e monitorizar o seu desempenho, tudo a partir de uma plataforma central.
Os fundadores Francisco Ascensão (CEO) e Tiago Oliveira (CTO) criaram a SocialTalk, com base nas suas próprias experiências no mundo dos influenciadores, reconhecendo que o marketing de influência está aqui para ficar.
Embora o marketing de influência esteja a crescer, continua a ser um desafio para aceder e gerir. A SocialTalk afirma ser capaz de poupar cerca de 80% do tempo e dos recursos nesta gestão. Também é capaz de fornecer mais informações e métricas, ajudando as equipas a analisar decisões e estratégias. “Quando falamos de democratização, estamos a falar a sério. Tipicamente, esta é uma área cuja fatura é ainda bastante elevada para as marcas. Estamos a seguir o mesmo caminho que outras áreas do marketing digital já seguiram. Hoje em dia, qualquer marca tem um CRM para gerir clientes, software para gerir o e-mail marketing, meios de comunicação social, SEO, e gestão de publicidade, entre muitas outras áreas. E centenas ou milhares de euros já não são pagos por mês, como acontecia há alguns anos atrás. O SocialTalk veio para perturbar este paradigma. Agora qualquer empresa pode ter acesso a todas as funcionalidades a partir de 31,00 euros por mês, sem falsas atualizações e limites de utilização”, dizem.
A SocialTalk usa a IA para fazer corresponder perfis com marcas, tornando o processo muito mais racional e eficiente. De acordo com a equipa, isto resolve o maior desafio do marketing de influência.
“Este é o verdadeiro desafio do Influencer Marketing. Queremos que as empresas deixem de procurar os influenciadores. Estamos a desenvolver um motor de recomendação que sugere às marcas com que Influenciadores devem trabalhar e cujos seguidores se encaixam no público-alvo da marca. Mas vai muito mais longe do que isso. Estamos a utilizar a Machine Learning para analisar milhões de postes diariamente e ajudar a determinar o desempenho real de cada influenciador, quanto uma marca deve pagar de acordo com os objetivos propostos a cada influenciador e para automatizar grande parte do processo de gestão da relação”, acrescentam ao site EU-Startups.
O objetivo mais amplo é fazer a transição do marketing de influência para um processo sustentável. O projeto também pretende repensar a cultura influenciadora, afastando-se de quaisquer ligações tóxicas e utilizando os influenciadores para melhor comunicar e educar a sociedade em matéria de sustentabilidade.
Este novo financiamento será utilizado para fazer crescer a equipa SocialTalk nos departamentos de tecnologia, marketing e vendas. Ajudará também a internacionalizar a sua atividade com a expansão para novos mercados alinhados – incluindo por toda a Europa, LATAM e EUA.
Para Mónica Cameira de Mendonça, CEO da Insight Venture, “este é um projeto perturbador, numa área que necessita de inovação e de muita desmaterialização de processos. Estamos a apoiar dois fundadores com uma enorme experiência e um modelo comprovado”.