Na sequência do crash da moeda criptográfica, a adoção do metaverso conseguiu conduzir a um crescimento de 64% no número de transações e germinou novos métodos de comércio e pagamento digital.

Por Irene Iglesias Álvarez
Apesar das próprias limitações intrínsecas do mercado, as transações de NFT (Token não fungível) têm vindo a crescer à escala global. Um novo estudo da Juniper Research revela que o número total de transações NFT irá aumentar de 24 milhões em 2022 para 40 milhões em 2027. Um cenário diretamente relacionado com estratégias de adoção e reinvenção de marcas que potenciam o metaverso para impulsionar o crescimento digital. A declaração acima mencionada adverte que, embora as NFT representem um novo canal de crescimento, os vendedores devem estar conscientes dos riscos de operar num ambiente não regulamentado que alberga atividades fraudulentas. Neste contexto, não é surpreendente que novos métodos comerciais digitais e instrumentos de pagamento de natureza futurista tenham surgido. Um exemplo disto é a Amazon One, o novo sistema de pagamento desenvolvido pelo gigante da logística que permitirá aos utilizadores pagar apenas com a mão.
NFT na prática
Se costuma apostar em transações clássicas, pode não saber como funciona a negociação NFT e porque está em expansão. Bem, um NFT é um símbolo único que existe na cadeia de bloqueio, o que significa que não pode ser replicado. Este símbolo único pode representar artigos do mundo real, tais como obras de arte ou música, com a capacidade de ser comercializado com um histórico de transações transparente. No entanto, o mercado NFT não tem estado sem controvérsia e desconfiança desde a sua criação e desenvolvimento. Entre os principais fatores que contribuíram para tal estiveram a grande contração do mercado durante os primeiros quatro meses de 2022, segundo um estudo da consultora Chainalysis; a perturbação desproporcionada dos preços destes bens; e, por fim, os esquemas e os hacks incipientes que tiveram lugar no âmbito do referido mercado.
Com isto em mente, o relatório da Juniper salienta que os vendedores que participam no espaço NFT podem arriscar danos de marca por associação, devido ao papel que os NFT têm desempenhado em atividades ilegais, tais como lavagem de dinheiro e esquemas fraudulentos. As questões ambientais foram também levantadas como uma grande preocupação, uma vez que a forma atual de facilitar as transações na cadeia de bloqueio gera uma utilização maciça de energia. Como resultado, o documento coloca especial ênfase na necessidade de os reguladores trabalharem com os organismos da indústria para normalizar processos com impacto ambiental reduzido e proteções incorporadas para os consumidores.
O metaverso, um fator “redentor”
O relatório prevê que a NFT metaverse-linked será o segmento NFT de crescimento mais rápido nos próximos cinco anos, crescendo de 600.000 transações em 2022 para 9,8 milhões em 2027. A este respeito, a crescente procura de experiências imersivas é a força motriz por detrás da adoção do metaverso. A fim de capitalizar este crescimento, o estudo insta as empresas voltadas para o consumidor a criarem conteúdos baseados em NFT para responder às exigências em mudança de uma população mais jovem, com conhecimentos tecnológicos e mais disposta a comprar novas formas de conteúdos online e digitais.