Os utilizadores do design gráfico da Canva terão agora acesso a uma ferramenta de Whiteboards que permitirá colaborar melhor com os colegas.

Por Charlotte Trueman
O fornecedor de software gráfico Canva anunciou o lançamento dos Whiteboards Canva, permitindo aos utilizadores fazerem workshops, brainstorming e colaborarem com colegas diretamente dentro da plataforma Canva.
Os clientes que pretendam utilizar a nova ferramenta de Whiteboards precisam primeiro de abrir uma nova apresentação Canva, clicar com o botão direito do rato num slide, e clicar em “expandir para Whiteboards”. Podem então adicionar e reagir a ideias com o novo painel de Whiteboards, usando stickies, gráficos de votação, formas e linhas. Os utilizadores terão também acesso à biblioteca da Canva de 100 milhões de imagens, vídeos, pistas de áudio, que podem ser adicionadas a um Whiteboards.
Se uma sessão de planeamento for sensível ao tempo, a nova funcionalidade de temporização sincronizada da Canva mostrará aos utilizadores há quanto tempo a sessão está a decorrer. Alertas especiais avisam as equipas quando lhes restam 10 segundos numa sessão, e quando o tempo acaba.
Os Whiteboards podem ser partilhados com as equipas como um link ou descarregados para captar os destaques, selecionando os elementos que deseja enviar, clicando com o botão direito do rato, e descarregando a seleção relevante.
A Canva também fornece aos utilizadores centenas de modelos à escolha, incluindo fluxogramas, mapas mentais, quadros de fios, quadros kanban, gráficos de lugares sentados, e desenhos orgânicos.
Notas adesivas, formas avançadas e linhas de ligação ajudam a ilustrar fluxos complexos, enquanto que a automatização de fluxo rápido do Canva permite aos utilizadores adicionar formas e elementos pré-conectados.
Canva traz o Whiteboards para ambientes de trabalho remotos
Charlotte Norman, chefe global de produto na Canva, disse que o Whiteboards há muito que é fundamental para a criatividade no local de trabalho e que, à medida que se move cada vez mais online à medida que as pessoas trabalham em ambientes remotos ou híbridos, a Canva queria ajudar a facilitar esta criatividade entre os seus clientes.
Após o lançamento das Apresentações Canva, Norman disse que a empresa começou a ver uma absorção do número de clientes que estavam a utilizar apresentações para conduzir sessões de brainstorming e decidiu desenvolver uma melhor forma para os utilizadores do Canva colaborarem sem serem limitados por uma tela fixa.
“Na Canva, permitimos às pessoas pegar nas suas ideias e transformá-las em desenhos com facilidade, mas uma coisa que ouvimos da nossa comunidade é que eles queriam uma melhor forma de idealizar como uma equipa dentro da própria Canva, antes de começarem realmente a criar”, disse ela.
Paralelamente ao lançamento dos quadros brancos, a Canva também fez alterações nos seus níveis de subscrição. Embora continue a fornecer uma oferta gratuita, o Canva Pro é agora para utilizadores individuais e o Canva para Equipas é um novo plano disponível para equipas de duas ou mais pessoas. O Canva Pro e o Canva for Teams têm um preço de $119,99 e $149,90 por ano, respetivamente, e os quadros brancos Canva estarão disponíveis para utilizadores Canva em todo o mundo através da web, desktop e móvel, e em ambos os níveis gratuitos e pagos. Fundada há 10 anos, a Canva cresceu rapidamente e agora afirma ter 75 milhões de utilizadores mensais a trabalhar em 100 línguas.