Como encontrar o melhor serviço de redação de CV

Se está a adiar a atualização do seu currículo e o perfil do LinkedIn, agora é a hora de tratar disso.

Por Maryfran Johnson

Sempre que começo (gentilmente) a discutir com os meus amigos CIO sobre o estado sem brilho dos seus perfis LinkedIn ou dirijo a conversa para o tópico delicado da “marca pessoal”, a ladainha das desculpas desdobra-se.

“Não procuro outro emprego, adoro o que tenho”; “não tenho tempo para prestar atenção a tais coisas”; “não gosto muito de autopromoção”.

Este estranho excesso de modéstia sobre as suas realizações profissionais pode parecer uma característica encantadora – uma refrescante falta de vaidade num mundo inundado pelo barulho das redes sociais. Mas, à medida que as estratégias de carreira vão avançando, isto vai funcionar contra si.

Tenha sido intencionalmente criada ou não, já tem uma marca pessoal envolta na sua reputação profissional. É o que os outros pensam de si, dizem de si e esperam de si. Isto deve ser especialmente relevante para os CIOs que querem que as suas organizações de TI sejam ímanes para o talento tecnológico, pois aumentar a visibilidade da sua própria carreira aumentará esse magnetismo.

“A verdade é que a marca pessoal pode ajudá-lo a ser mais eficaz e visível no seu trabalho atual, ou onde quer que esteja a sua carreira agora”, diz Michelle Dumas, CEO da Distinctive Career Services. “O seu currículo, a sua biografia e o seu perfil no LinkedIn – estes três componentes compõem a sua carteira de carreiras de marca e trabalham em conjunto para promover uma imagem de marca coesa”.

O mais visível destes três é, evidentemente, o seu perfil no LinkedIn. Com uma adesão global de 800 milhões, esta rede social de propriedade da Microsoft domina o panorama empresarial.

“Não importa em que fase da sua carreira se encontra, ter um perfil abrangente no LinkedIn dá-lhe uma grande vantagem”, diz Brenda Bernstein, fundadora de The Essay Expert e autora de dois livros sobre currículos executivos e LinkedIn. “Fazer um trabalho incompleto” no LinkedIn pode ser pior do que não ter qualquer perfil, acrescenta.

Na edição atualizada de 2022 do best-seller “How to Write a KILLER LinkedIn Profile”, Bernstein apresenta 18 erros clássicos e fornece correções detalhadas, dicas de escrita e exemplos de instruções que qualquer trabalhador diligente do DIY pode seguir.

Assumindo que a maioria dos líderes de TI não tem tempo (ou capacidades de escrita) para enfrentar um projeto de gestão de carreiras, recorri a estes dois especialistas em marcas para obter orientação sobre como subcontratar com sucesso este trabalho e o que esperar no processo.

Aqui estão as respostas às perguntas mais frequentes sobre como trabalhar com redatores de currículos.

Como posso encontrar um bom redator de currículos?

As referências boca a boca continuam a ser a melhor abordagem, concordaram Bernstein e Dumas. Mas se pedir recomendações parece demasiado estranho, consulte a base de dados pesquisável no website da Associação Nacional de Escritores de Currículos (NRWA). A NRWA, com 700 membros, é a única organização nacional sem fins lucrativos para profissionais neste espaço e contém muita informação sobre como selecionar e trabalhar com profissionais certificados de currículos. Os melhores redatores de currículos estão bem familiarizados com as últimas tendências em design sofisticado de currículos e irão produzir uma cópia escrita poderosa. (Não hesite em pedir amostras do seu trabalho).

Como é o processo do lado do cliente?

O seu currículo atual será recolhido como ponto de partida, mas o verdadeiro levantamento pesado vem com o extenso questionário que os clientes preenchem antes de serem entrevistados pelo redator. O questionário foi concebido para se debruçar sobre uma riqueza de detalhes sobre as suas realizações e impacto empresarial.

“Quando trabalhamos com clientes, há três áreas de clareza que procuramos”, explica Dumas. “A primeira é a sua atual orientação profissional e para onde quer ir na sua carreira. A segunda é as suas competências e qualificações únicas relacionadas com esse foco. O que é que os distingue? A terceira são as necessidades e expectativas do cargo ou indústria que estão a visar”.

Todos estes elementos ajudam os escritores a compreender a personalidade e as paixões autênticas do cliente, acrescenta Dumas, “para que possamos infundir com eles a carteira de carreiras da marca.

Que tipo de perguntas me vão fazer?

“A principal coisa que procuramos são as histórias ‘CAR’: Desafios, Ações, Resultados. Queremos extrair esses detalhes”, diz Bernstein. “Hoje, também perguntamos sobre os impactos que possam ter tido durante a pandemia”.

Para além das especificidades do seu desempenho profissional ou resultados comerciais positivos, os redatores de currículos estão a prospetar histórias que demonstram a sua proposta de valor à medida que desenvolvem o tema geral do currículo. “Um dos meus primeiros clientes escreveu algo no seu questionário sobre como se posiciona ‘quando o jogo está em jogo’. Essa frase chamou-me imediatamente a atenção”, recorda Bernstein. “Assim, o seu slogan tornou-se a ‘Liderar equipas para o desempenho quando o jogo está em jogo'”.

Quanto tempo vai isto demorar?

Planeie passar 2-6 semanas para mergulhar a fundo em si mesmo e na sua capacidade de definir e articular o seu valor. “Tem de fazer muita autorreflexão nesse processo”, adverte Dumas, que recusa projetos urgentes. “Não quero a nossa folha de cálculo de volta dentro de oito horas”. Quero que eles façam a pesquisa e encontrem os números para apoiar as suas histórias”. A utilização destas histórias no currículo envolve as emoções dos leitores e encoraja-os a continuar a ler, acrescenta ela.

Quanto é que custam os serviços de redação do currículo?

Para um conjunto coordenado de documentos de carteiras de carreira – um currículo executivo ou de direção, biografia de página inteira e perfil atualizado no LinkedIn – o custo pode variar entre $3.000 e $5.000 para trabalhos de primeira linha. Outras opções criativas de baixo custo também surgiram durante a pandemia, observa Bernstein. Por exemplo, ela oferece uma sessão de estratégia de uma hora por $695 via Zoom para executivos seniores cujos currículos já estão em boa forma, mas precisam de alguma atualização. “Gosto muito deles – têm um sentimento pessoal e de colaboração – e muitas pessoas de nível sénior estão a apreciar essa opção”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado