Electronic IDentification apresenta soluções para fintech integrarem novos clientes

Combinar a identificação automática por vídeo com a Assinatura Digital Qualificada (QES) dá resposta às necessidades regulamentares mais exigentes do quadro europeu.

Considerando o crescimento exponencial do setor das fintech e os riscos que tal comporta, a Electronic IDentification (eID), fornecedor de soluções de identificação por vídeo e Assinatura Digital Qualificada, indica os fatores que estas empresas devem ter em consideração ao expandir os seus negócios e integrar novos clientes de forma digital.

O setor financeiro está a passar por mudanças radicais devido à digitalização acelerada de determinados processos para dar resposta à crescente procura de autonomia e flexibilidade por parte dos utilizadores. Isto tem resultado num crescimento recorde: estima-se que a receita das fintechs duplique entre 2017 e 2024.

No entanto, esta expansão crescente é prejudicada pela fraude, que pode afetar a reputação das empresas e a relação com todos os stakeholders, uma vez que transparece falta de segurança. Assim, a prevenção de fraudes é fundamental, podendo ser concretizada através da implementação da tecnologia adequada.

Neste contexto, a Electronic IDentification identificou dois fatores-chave que todas as fintechs devem ter em consideração para integrar novos clientes:

  • Implementar tecnologia simples, transparente e segura, alinhada com os seus valores e missão.
  • Atuar em conformidade com a regulamentação europeia de Anti-Money Laundering (AML) e onboarding remoto de clientes, mesmo a mais exigente.

Identificação automática por vídeo

Combinar a identificação automática por vídeo com a Assinatura Digital Qualificada (QES) dá resposta às necessidades regulamentares mais exigentes do quadro europeu e proporciona a mesma segurança técnica e jurídica que a identificação presencial e as assinaturas manuscritas.

Uma prova de identidade assíncrona combina streaming de vídeo com Inteligência Artificial (IA) para identificar pessoas remotamente em poucos segundos e processar o seu onboarding por vídeo o mais rápido possível. Para além disso, realizar o onboarding digital através da identificação por vídeo assíncrona proporciona uma melhor experiência do utilizador (UX), é mais escalável e muito dinâmico.

Embora as fintechs sejam entidades 100% digitais, necessitam de se adaptar ao mercado em que atuam e às suas regulamentações.

O novo sistema permite que o utilizador seja integrado em minutos e a partir de qualquer lugar, como também cumpre com as regulamentações mais rigorosas RGPD, AML e KYC, oferecendo uma solução completa para a prevenção de fraudes, informas a empresa.

O vídeo do onboarding é gravado, analisado e devidamente armazenado, constituindo uma medida dissuasiva contra indivíduos fraudulentos. O processo é apoiado por IA e todas as provas eletrónicas são armazenadas.




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