Investimento em soluções SASE é tendência na área de segurança

Pesquisa feita pela CIO revela que trabalho híbrido é um dos impulsionadores.

A Masergy e a Fortinet divulgaram os resultados do inquérito “Secure Access Service Edge (SASE) 2022 Market Trends” realizada pela CIO. O documento revela que a aceleração do investimento em soluções SASE é uma tendência, com benefícios reconhecidos principalmente na conectividade de trabalho remoto e no desempenho da segurança.

“A esmagadora maioria dos inquiridos (98%) acredita que a convergência de redes e segurança é crítica ou muito importante”, disse Franz Chavez, vice-presidente de Engenharia de Soluções da Masergy, agora parte da Comcast Business. “Sabemos que construir inteligência entre disciplinas é essencial num mundo em que o trabalho já não é definido por localização. As equipas de rede e segurança requerem novas formas de trabalhar em conjunto entre domínios e recursos com visibilidade partilhada para gerar informação acionável. É aí que a SASE está a ganhar força”.

O trabalho híbrido é também um desafio para a segurança. Para 94% dos inquiridos, a adoção de soluções SASE acelerou devido à necessidade de tornar os serviços digitais e/ou o trabalho remoto/híbrido sustentáveis a longo prazo.

“Acima de tudo, as organizações que escolhem soluções baseadas em redes convergentes e princípios de segurança serão as mais bem-sucedidas na garantia de segurança e conectividade ótimas entre centros de dados, filiais, arestas e uma força de trabalho remota”, comentou Jonathan Nguyen-Duy, vice-presidente, CISO de campo global na Fortinet.

Os quatro principais desafios que estão a suscitar o interesse por soluções SASE são:

  • Segurança na cloud, incluindo visibilidade e controlo em ambientes de cloud (52%);
  • Inovação, incluindo a migração de aplicações na cloud e inteligência artificial (44%);
  • Estratégia de segurança, incluindo a implementação da confiança zero (41%);
  • Segurança de rede, incluindo a remoção de barreiras de conectividade sem comprometer a segurança (36%)

Além disso, ao selecionar as soluções SASE, os inquiridos dão prioridade:

  • SD-WAN: A rede de área ampla definida por software (SD-WAN) tornou-se na característica mais importante, com o Cloud Access Security Broker (CASB) em segundo lugar e o Firewall como serviço (FWaaS) em terceiro lugar.
  • Segurança de rede, cloud e endpoint: para características de valor acrescentado, os inquiridos escolhem: segurança de rede (91%); flexibilidade para implementar segurança na nuvem ou no local (91%); e proteções de segurança no endpoint (91%).
  • Plataforma unificada: 95% querem um sistema operativo comum para a sua solução SASE
  • Inteligência Artificial (IA): 91% consideram muito importante que a sua solução SASE inclua ferramentas e funções de IA
  • Consolidação de vendedores: 87% preferem soluções feitas por três ou menos vendedores
  • Serviços geridos: Quase todos os inquiridos indicam uma necessidade de ajuda com a sua solução SASE, incluindo seis em cada dez (63%) utilizando um fornecedor de serviços geridos para a implementação e ainda mais (75%) confiando nos fornecedores para a gestão contínua da SASE.

Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado