O crescimento da Vonzu tem sido exponencial desde que começou a operar no país. Já conta com a Leroy Merlin e Tintas CIN como clientes e pretende recrutar cinco pessoas, em Lisboa, nas áreas de desenvolvimento de software, vendas e apoio ao cliente.

A Vonzu, tecnológica catalã que pretende descomplicar os setores da logística e retalho, já ajudou a digitalizar 100 mil entregas este ano para os seus clientes portugueses através da sua plataforma, correspondendo a um aumento de 30% quando comparado com período homólogo de 2021.
Fundada em 2018, a Vonzu surgiu como a solução para colmatar a necessidade premente, a nível Ibérico, de plataformas digitais competentes para modernizar o sector de retalho e logística. O software da logtech espanhola simplifica e automatiza os processos logísticos e de distribuição, ao mesmo tempo que proporciona a melhor experiência de entrega possível ao cliente final.
Funciona, resumidamente, como um ecossistema que une retalhistas e operadores
de transportes. Através de uma plataforma concebida para ser intuitiva e
simples, os retalhistas podem ter uma visão 360º do seu negócio e das suas
operações – aquilo que se denomina como “torre de controlo”; já os operadores
de transportes conseguem acompanhar em tempo real, através também do uso da app
Vonzu por parte dos motoristas, todos os processos e fazer uso de
funcionalidades que permitem, por exemplo, a otimização de rotas.
Partindo de uma configuração-base, uma das suas maiores propostas de valor é a completa personalização às necessidades específicas das empresas e aos desafios que o mercado proponha.
Na opinião de Mariana Jota, diretora de Estratégia da Vonzu, “este aumento
reflete o crescimento que temos tido não só em número de clientes em Portugal,
mas também da relação com os que já tínhamos. O nosso software é feito “à
medida” dos nossos clientes, pelo que esta trajetória positiva no volume de
expedições é apenas possível quando esta simbiose evolui; gostamos de pensar
que atuamos sempre como uma extensão dos nossos parceiros. O nosso poder de
adaptação é também um dos fatores que distingue a Vonzu das restantes soluções
no mercado: a flexibilidade que oferecemos no nosso software abre as portas a decisões
tomadas com base em dados, através de toda a informação e insights, em tempo
real – para que o negócio possa ser otimizado a qualquer momento e, por
consequência, aumentar a rentabilidade do mesmo”.
Crescimento exponencial em Portugal
O crescimento da startup em Portugal tem sido exponencial desde que a empresa catalã começou a operar no país, com uma pequena empresa de entregas, em 2019: atualmente, o país já representa 25% do volume total de clientes, entre os quais se encontram retalhistas como a Leroy Merlin, Tintas CIN e ainda transportadoras como a W Transportes ou Elsa Pimenta.
Mariana Jota, que se juntou à empresa em 2019, acrescenta que “este ano
esperamos atingir 1 milhão de euros de faturação e contamos que o mercado
português perfaça 20% desse total, ou seja, prevemos um aumento de faturação no
país na ordem dos 150%. Para isto, contamos também que o número de envios
digitalizados supere em 70% o volume do ano passado”.
Em termos globais, desde a sua fundação – há pouco mais de quatro anos –, a
Vonzu tem registado um crescimento médio anual de 300%. Para já, os próximos
passos incluem a recruta de uma equipa local de cinco pessoas em Lisboa, nas
áreas de desenvolvimento de software, vendas e apoio ao cliente, para o seu
espaço de trabalho no cowork LACS Conde d’Óbidos.