O serviço ajuda a responder a uma crise cibernética, com recurso a especialistas de múltiplas áreas: forense IT, consultoria jurídica, extorsão cibernética, recuperação de dados e comunicações de crise.

A Marsh, corretora de seguros e consultora de riscos mundial, acaba de lançar um serviço de Gestão de Incidentes Cibernéticos, “Cyber Incident Management” (CIM), para apoiar os clientes sediados na Europa Continental, a se prepararem, responderem e recuperarem de incidentes cibernéticos, bem como a aumentar a sua resiliência cibernética.
Lançado nos Estados Unidos da América em 2021, segundo a empresa, o serviço CIM da Marsh é o primeiro que reúne os elementos-chave necessários para responder a uma crise cibernética com sucesso, focando-se na preparação pré-incidente, numa orientação holística e no fornecimento de consultoria durante o incidente.
Além de ter recursos in-house dedicados, a Marsh criou uma rede de especialistas independentes – incluindo forense de IT, consultoria jurídica, especialistas em extorsão cibernética, recuperação de dados e comunicações de crise – com experiência em lidar com incidentes cibernéticos críticos e que estão disponíveis para oferecer apoio aos clientes.
De acordo com o relatório lançado pela Marsh e pela Microsoft, The State of Cyber Resilience, o aumento e a maior complexidade das ameaças cibernéticas estão a diminuir a confiança dos executivos relativamente à capacidade de gestão de riscos cibernéticos das suas organizações, com apenas 9% dos líderes a afirmar que estavam altamente confiantes na capacidade da sua organização gerir e dar resposta a ataques cibernéticos.
“Dado que os eventos de ransomware aumentaram 148% em 2021, não é de estranhar que muitos executivos se sintam sobrecarregados e não tenham confiança na resiliência cibernética da sua organização”, afirma Luís Sousa, Cyber Risk Specialist da Marsh Portugal. “Através do foco do CIM na preparação de incidentes cibernéticos, os clientes poderão lidar com uma crise de maneira eficiente e eficaz e, assim, mitigar o seu impacto e acelerar a recuperação.”
Luís Sousa da Marsh, refere ainda: “Uma resiliência cibernética bem-sucedida requer uma abordagem totalmente integrada para gerir eventos cibernéticos, de forma a refletir o perfil de risco exclusivo de cada organização. O serviço CIM da Marsh reúne os vários fluxos de trabalho necessários para responder a eventos cibernéticos e limita o impacto financeiro e de reputação, caso ocorra um incidente”.