Madrid consolida estratégia para liderar Data Centers na Europa

A Comunidade de Madrid identificou vinte terrenos públicos que permitem a instalação de centros de dados e está trabalhar num Plano Regional para atrair Data Centers.

Por Irene Iglesias Alvarez

Madrid tem uma estratégia clara e não hesita em avançar. A capital espanhola, não só aspira a tornar-se um hub digital de referência na Europa, como também opta por fazer frente a cidades como Frankfurt, Londres, Amesterdão ou Paris (FLAP) na corrida pela liderança do futuro tecnológico do Velho Continente. Um futuro de TI que passa por dominar a cloud e aumentar a capacidade de hospedar dados em larga escala. Um contexto que levou a Comunidade de Madrid a identificar vinte terrenos públicos onde pode instalar centros de dados como parte da sua estratégia de promoção e incentivo.

Confirmado pela Ministra do Meio Ambiente, Habitação e Agricultura, Paloma Martín, ao assegurar que “o executivo regional está a trabalhar para desenvolver um Plano Regional de Atração de Data Centers que possa responder à crescente procura destes ambientes”. “Estamos a comprovar a importância de uma indústria chave para alcançar uma economia digital ativa, capaz de criar empregos, atrair investimentos e reter talentos no nosso território, já que temos uma posição geográfica privilegiada como porta de entrada para os Estados Unidos, América Latina e África., através de diferentes cabos submarinos”, explicou.

Indústria em ascensão

Atualmente, a Comunidade de Madrid concentra um total de 31 centros operacionais destas características, o que representa mais de 90% da capacidade total em Espanha. Hoje existem cerca de oito milhões destes recursos computacionais no mundo, o que confirma que “a indústria está em ascensão e que a digitalização se estabelece como decisiva, não só quando se trata de canalizar as relações na sociedade, mas também como o pivô essencial em que mais empresas focam as suas estratégias a cada dia”.

Nesse sentido, a ministra espanhola afirmou que “estamos num momento chave para iniciar ou melhorar uma transformação das próprias empresas e da administração pública”. Por esta razão, salientou o compromisso do Governo de Madrid em desenvolver nesta legislatura a conta digital do cidadão e da empresa, que permite o acesso único do utilizador a uma Administração 2.0., facilitando em tempo real e a partir do telemóvel conhecer o estado dos procedimentos; ou a implementação da história social única, uma ferramenta que melhora a eficiência na gestão dos serviços públicos, contém informações sobre cada madrileno em tempo de assistência social, habitação, emprego ou educação.




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