“Com 149 anos de história o que ainda mais gostamos de fazer é surpreender os clientes”

Uma conversa com o peso da história de uma das mais antigas empresas a operar no mercado de TI, que soube sempre manter-se na ponta da tecnologia, “uma start-up com 149 anos” com a filosofia empresarial japonesa.”

Por João Miguel Mesquita

A Konica Minolta soube transformar-se a cada momento da sua história e com isso tornar-se útil e eficaz para os seus clientes. Uma pegada de eficiência e de compreensão das necessidades de cada setor. Em plena era de Transformação Digital as empresas, mais do que nunca, precisam que os seus fornecedores sejam parceiros estratégicos e que ajudem a definir prioridades e formas de se adequarem às variantes tecnológicas para melhor encararem os novos desafios da indústria 4.0.  

“Assistimos nos últimos anos à evolução tecnológica mais rápida de sempre. Uma evolução que tem trazido inúmeros benefícios: podemos agora comprar quase tudo online, apenas com um clique. Comunicamos com qualquer parte do mundo, trabalhamos a partir de qualquer local e a qualquer momento, acedendo a toda a informação necessária, ― isto, claro, se as empresas já tiverem implementado soluções para um ambiente de trabalho digital”. 

“Contudo, com a covid-19, a prevalência do trabalho remoto e o atual cenário de guerra com que nos deparamos, os ataques informáticos subiram em flecha em todo o mundo. Desde o início do ano temos assistido a ataques cibernéticos nos mais diversos setores de atividade. Em Portugal, alguns ataques encheram as notícias, visando tanto empresas de media como gigantes das telecomunicações. Assim, além de estarem preparadas para a era do trabalho digital, as empresas devem colocar a si próprias a seguinte questão: estarão os meus sistemas seguros? E os meus dados? E os dados dos meus clientes? Estou verdadeiramente capacitada e sensibilizadas para a utilização correta dos sistemas que tenho ao meu dispor?” 

Para a Konica Minolta “a segurança dos sistemas são uma prioridade para as organizações. As consequências de um ataque informático são brutais: os clientes têm acesso vedado aos serviços contratados, os prejuízos financeiros são difíceis de contornar, a reputação da empresa é abalada; além de a possibilidade de uma perda total de dados ser desastrosa, assim como a hipótese de existirem dados expostos publicamente.”

A empresa japonesa não tem dúvidas que “é importante que os sistemas de informação cumpram determinados requisitos de segurança, definidos pelas próprias organizações em função dos seus objetivos de negócio e de acordo com as melhores práticas do mercado para a gestão da segurança dos sistemas de informação. A Konica Minolta disponibiliza serviços especializados ― Managed Services ― que ajudam a reforçar e a cuidar da segurança dos sistemas, complementados com programas de formação e sensibilização aos utilizadores sobre como operar com os sistemas e dados da empresa sem os colocar em risco de ataque. Soluções BaaS, os nossos Data Centers e a importância da formação.”

Para a Konica Minolta, “além da proteção contra violações externas, e não menos importante, é a proteção que vem de dentro das próprias empresas. Hoje sabemos que o que faz de muitos ataques bem-sucedidos é a sua verosimilhança: são de tal forma bem executados e camuflados, que os colaboradores não conseguem perceber que se trata de um ataque informático. Por isso, a avaliação da maturidade e consequentes atividades de sensibilização e formação aos utilizadores em ferramentas de IT é fundamental: estes programas de sensibilização e formação capacitam os utilizadores para melhor identificarem precocemente um e-mail de phishing, por exemplo, e neutralizar essa ameaça.”

Para que os riscos sejam mitigados até limite, “os Managed Services da Konica Minolta incluem a formação de funcionários sobre boas práticas de IT, sobre como proteger as credenciais de acesso, identificar comportamentos suspeitos e/ou a utilização de dispositivos externos que podem comprometer a segurança e integridade dos dados da organização.”

Com clientes nos setores mais importantes da economia como a banca ou a administração pública, para a Konica Minolta, “a proteção dos dispositivos dos utilizadores, tais como computadores, tablets ou smartphones, tem de ser garantida.” Por isso “garantes a atualização do software e a proteção de acordo com políticas de conformidade definidas nos sistemas de proteção do perímetro e Endpoint que, de forma automática e expedita, investigam atividades suspeitas com análises conduzidas por Inteligência Artificial.”

“Na Konica Minolta os clientes são conduzidos numa avaliação inicial dos sistemas e índices de maturidade dos utilizadores, avaliando o seu estado atual, as configurações e políticas existentes e promoção de um conjunto de simulacros para aferir os níveis de proteção existentes. As necessidades são assim identificadas, para a seguir ser definido um plano de atuação, cujo objetivo é garantir a segurança das empresas de acordo com um nível de compliance que permita por um lado, minimizar o risco de ataque e por outro, assegurar mecanismos de recuperação dos sistemas caso os mesmos sejam atacados.”

Por fim, e não menos importante, “a Konica Minolta procura melhorar, de forma contínua, os serviços prestados, com eficiência e inovação. O objetivo é cada vez mais garantir segurança máxima de IT dos clientes, com uma equipa dedicada e sempre disponível.”




Deixe um comentário

O seu email não será publicado