UK divulga estratégia digital e de dados para melhorar serviços online

O novo plano de 21 pontos promete transformar os serviços digitais governamentais e racionalizar os processos online, poupando mais de 1,2 mil milhões de euros nos próximos três anos.

Por Charlotte Trueman

O governo do Reino Unido lançou uma nova estratégia digital e de dados, delineando planos para transformar os serviços digitais do governo, melhorar a qualidade dos funcionários públicos e racionalizar os processos online até 2025.

O roteiro de 21 pontos, intitulado “Transforming for a digital future: 2022 to 2025 roadmap for digital and data”, está a ser supervisionado pelo Gabinete Central Digital e de Dados, um departamento que lidera a função digital, de dados e tecnologia do governo.

O principal compromisso da estratégia é que, até 2025, pelo menos 50 dos serviços governamentais mais utilizados serão atualizados para garantir que sejam eficientes, fáceis de utilizar e acessíveis em dispositivos móveis.

Um Login Único para o Governo, uma conta única para os cidadãos provarem a sua identidade em serviços e que o governo do Reino Unido há muito tenta fazer acontecer, é também central nesta nova estratégia. De acordo com o documento sobre a estratégia, todos os departamentos governamentais terão de confirmar uma estratégia de adoção e um roteiro para o Login Único para o Governo até abril de 2023 e começar a realizar a situação até 2025.

O governo afirma que poupará mais de 1200 milhões de euros até 2025, devido à racionalização dos processos e à eliminação dos serviços baseados em papel.

Em comentários publicados paralelamente à estratégia, Paul Willmott, presidente executivo do Gabinete Central Digital e de Dados, afirmou que o roteiro é uma declaração de intenções ambiciosa, que representa uma nova era de colaboração na transformação digital e marca uma mudança radical na agenda digital e de dados.

“Escrito em colaboração, estabelece uma visão coletiva subestimada por compromissos e ações reais e tangíveis, a serem realizados por todos os departamentos governamentais”, disse Willmott.

Como irá decorrer a estratégia digital do Reino Unido

A estratégia afirma que este roteiro é “concebido para ser diferente”, devido à criação do Gabinete Central Digital e de Dados e à colaboração entre a liderança.

Além disso, para “alcançar [a sua] visão para 2025”, o governo dividiu os 21 pontos que compõem a estratégia global em seis missões intergovernamentais:

Missão Um – Serviços públicos transformados que alcançam os resultados certos

Missão Dois – Um Login para o Governo

Missão Três – Melhores dados para a tomada de decisões

Missão Quatro – Tecnologia segura, eficiente e sustentável

Missão Cinco – Competências digitais à escala

Missão Seis – Um sistema que desbloqueia a transformação digital

Cada missão é liderada por um patrocinador permanente e será governada por um comité diretor de líderes tecnológicos governamentais, que inclui CDIOs, CTOs e CDOs. Um “fórum de secretários permanentes” que constitui um recém-formado Conselho Digital e de Dados irá supervisionar a entrega do plano e rever o seu progresso de seis em seis meses.

A transformação digital dentro do governo foi há muito prometida pelo Partido Conservador, desde que foi eleito em 2010. Como resultado, algumas das promessas delineadas por esta nova estratégia são suscetíveis de parecer algo familiares.

A estratégia assinala que, num relatório publicado pelo Gabinete Nacional de Auditoria no ano passado, as tentativas anteriores de transformação digital no governo tiveram um sucesso misto. O Gabinete culpou a falta de uma liderança forte e um fraco entendimento da gestão da mudança digital entre os decisores seniores, por um “padrão consistente de fraco desempenho” entre os projetos de transformação digital do governo britânico.

Nos seus comentários escritos, Willmott reconhece estas questões, afirmando: “As barreiras que o governo enfrenta para alcançar a transformação digital são significativas, no entanto, a oportunidade que apresenta é imensa, e assegurará que a sociedade britânica colherá os benefícios nas próximas décadas”.


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