Atos divide-se em duas empresas e CEO anuncia partida

O objetivo da mudança é criar novas capacidades de investimento e regressar a um crescimento de dois dígitos.

A empresa de consultoria francesa, Atos, anunciou que está a considerar a possibilidade de se transformar em duas empresas independentes cotadas em bolsa, com o objetivo de “criar novas capacidades de investimento” e acrescentar dois novos líderes tecnológicos ao mercado.

Por um lado, a SpinCo – a ser operada pela subsidiária Evidian, da Atos – reunirá a transformação digital, os grandes negócios de dados e de cibersegurança, com um plano de 400 milhões de euros para acelerar o crescimento.

Por outro lado, a TFCo – operada diretamente pela Atos – centrar-se-á na gestão de infraestruturas, no local de trabalho digital e nos serviços profissionais, e será dotada de 1,1 mil milhões de euros.  Espera-se que a reorganização anterior esteja concluída na segunda metade de 2023 com a cotação das ações da SpinCo.

Contudo, esta mudança, que já estava em preparação, levantou dúvidas entre os acionistas e resultou na partida do CEO da Atos, Rodolphe Belmer, que se juntou à empresa em janeiro, estando esta saída prevista para setembro. Isto fez com que as ações da empresa caíssem mais de 25%, de acordo com a Reuters. O ponto de confronto foi que Belmer queria vender o negócio da cibersegurança, enquanto o conselho de administração queria mantê-lo.

Como resultado, a SpinCo será liderada pelo executivo Philippe Oliva, que propôs o objetivo de alcançar um crescimento sustentável de dois dígitos. E a TFCo, que teve um volume de negócios de 5,4 mil milhões no ano passado e se encontra num período deficitário, estará sob a égide de Nourdin Bhmane, para a trazer de volta à rentabilidade até 2026.

O CEO disse, no entanto, que o objetivo da reestruturação é “otimizar os dois mercados distintos em que o grupo opera, ambos com dinâmicas fundamentalmente diferentes. Por um lado, o mercado de infraestruturas e de bens e, por outro, o mercado digital, impulsionado por aplicações e segurança.

Ao especializar-se em dois negócios em caminhos diferentes, cada empresa concentrar-se-á no que faz melhor para os seus clientes, criando uma nova e significativa capacidade de investimento e proporcionando a oportunidade de crescimento a longo prazo.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado