Seis maneiras de reinventar a sua carreira de liderança em TI

A sua carreira na área de TI está pronta para uma remodelação? Então verifique estas formas de sair da rotina e voltar ao rumo certo.

Por John Edwards

Numa indústria onde as segundas oportunidades podem ser difíceis de encontrar, os líderes de TI que se encontram presos em empregos com flexibilidade e potencial limitados podem libertar-se das suas atuais dificuldades e voltar a construir carreiras ricas em satisfação e crescimento.

O papel do CIO está a sofrer mudanças fundamentais à medida que as empresas alteram as suas expectativas sobre a forma como as capacidades de TI são implementadas, diz Elizabeth Ebert, parceira consultiva do CIO na empresa de serviços de TI Infosys Consulting. “Cada CIO com quem trabalhamos está a passar por estas fases”, observa.

Está pronto para começar a criar a carreira que sempre quis ter? Então verifique estas seis maneiras de reinventar a sua carreira de liderança em TI sem deixar o seu posto atual.

1. Reorientar a sua liderança

Ebert aconselha os CIOs a passar gradualmente do seu foco no planeamento, investimento e entrega de TI para a influência e colaboração com os líderes empresariais. Esta reinvenção permite aos ICOs alcançar os seus objetivos de TI com um impacto comercial máximo. “Quando vemos as TI como a função ‘go-to’ para a tomada de custos e reduções orçamentais, a nossa preocupação é que a liderança das TI não tem sido capaz de produzir uma narrativa em torno dos resultados empresariais e da criação de valor”, diz.

As iniciativas de transformação digital são plataformas eficazes para o desenvolvimento de novos modelos empresariais, experiências de clientes, inovação empresarial e centralidade de dados. Tais plataformas podem transformar as TI de um centro de custos numa parceria em que o CIO colabora com a gestão para construir receitas e outros resultados empresariais positivos tangíveis, explica Ebert.

2. Amplie o seu âmbito

Tente não ficar preso em nenhuma faixa funcional em particular. “Ir fundo e tornar-se num verdadeiro especialista numa área é obviamente bom, mas pergunte-se periodicamente se lhe falta a proverbial floresta para as árvores”, sugere Brian Keare, CIO da empresa de análise de dados Incorta.

Concentre-se nos resultados comerciais – não em ferramentas individuais, aconselha Keare. Construa conhecimento através da investigação de todo o panorama informático, não apenas de áreas específicas. Em TI, é fácil ficar obcecado com tecnologia de ponta. Lembre-se, também, que os gadgets e software são apenas uma peça do puzzle. “As ferramentas precisam de ser alavancadas com sucesso pelas pessoas, e as pessoas precisam de ter processos coerentes que possam ser combinados com as ferramentas, a fim de conduzir a resultados comerciais bem-sucedidos”, diz ele.

Keare acredita que é importante transformar o conhecimento em ação. “Traduzir o que se está a fazer em impactos tangíveis para o resto da empresa”, recomenda. “Force-se a pensar estrategicamente sobre como os seus esforços podem turbinar a organização e estará no seu caminho para se tornar num líder de TI muito mais eficaz”.

3. Adquirir experiência empresarial

A forma mais fácil para os CIOs reinventarem e elevarem a sua posição é através da aquisição de conhecimentos empresariais. Tornar-se financeiramente conhecedor e ganhar a capacidade de falar com perspicácia sobre mitigação de riscos, bem como tornar-se num conselheiro de confiança quando se trata de detetar potenciais oportunidades de crescimento é uma reinvenção que beneficia tanto o CIO como toda a empresa, diz Charles “Chuck” Everette, diretor de advocacia da cibersegurança na empresa de cibersegurança Deep Instinct.

Everette observa que um CIO precisa de compreender as fontes de receitas da sua empresa, bem como o valor de todos os fluxos de receitas. “Para que os CIO de hoje sejam bem-sucedidos, precisam de poder aplicar um perfil de risco adequado a cada fonte de receitas”, diz. “Isto irá ajudá-los a identificar onde as despesas, sob a forma de atualizações, cibersegurança, e outras despesas críticas, precisam de ter lugar, a fim de proteger esses fluxos de receitas”.

Um forte conhecimento empresarial é essencial porque os CIOs muitas vezes se veem confrontados com responsabilidades comerciais críticas relacionadas com a avaliação de riscos e com a prova de futuro da empresa. “As carreiras podem ser grandemente reforçadas alargando o seu foco de uma perspetiva de gestão de TI e de cibersegurança para uma perspetiva que inclua o ‘quadro geral estratégico’ e como este afeta o negócio em geral”, diz Everette.

4. Construa o seu próprio negócio

Esther Strauss, cofundadora da Step By Step Business, uma pequena empresa de consultoria empresarial, sugere que a melhor forma de um CIO reinventar uma carreira é lançar um negócio de consultoria com base nos seus talentos especializados. “Por exemplo, com as competências certas, poderiam iniciar um negócio de cibersegurança”, diz. Abrir um negócio secundário ou a tempo inteiro permite a um CIO assumir o controlo do seu próprio tempo, rendimentos e futuro. “Não é preciso muito investimento para iniciar a maioria dos negócios de TI, pelo que não há muito risco financeiro”, observa Strauss.

O risco de carreira também é mínimo, observa Strauss. “Qualquer antigo CIO é muito empregável, por isso se [um negócio a tempo inteiro] não funcionar, podem sempre reentrar no mercado de trabalho”, diz, acrescentando que a chave para iniciar um negócio é aprender e compreender os processos empreendedores.

5. Assumir múltiplos papéis

Não há nenhuma lei que limite os CIOs a um conjunto limitado de responsabilidades informáticas pré-definidas. Rakhi Oswal, CIO da retalhista de vestuário Edrio, levou esta ideia a peito ao alargar o seu alcance a várias áreas de negócio relacionadas com TI. “Como CIO da minha empresa, percebi que o meu âmbito de trabalho se tinha tornado muito mais dinâmico na rápida digitalização do mundo empresarial”, explica. “Como resultado, reinventei a minha carreira ao incluir qualidades de líder empresarial, caçador de talentos, agente de mudança e guia tecnológico para a minha empresa”.

Oswal diz que a reinvenção provou ser benéfica para a sua carreira, ajudando-a a reimaginar o papel da tecnologia na sua empresa, e como poderia desempenhar um papel mais significativo no seu crescimento global. “Para além do meu crescimento profissional, também me ajudou a obter melhores resultados e a criar uma base para o crescimento futuro”, acrescenta.

Ao reinventar-se, Oswal também trabalhou para enraizar uma cultura tecnológica reforçada dentro da sua organização, encorajando uma estreita colaboração entre os líderes tecnológicos e as suas equipas.

6. Afiar as suas competências transversais

A maioria dos CIOs passa uma quantidade significativa de tempo a aperfeiçoar as suas capacidades informáticas e a manter-se atualizada sobre as últimas tecnologias e tendências. Relativamente poucos líderes de TI, contudo, se dedicam a aperfeiçoar as suas competências em áreas tão críticas como a liderança, a colaboração e a formação de equipas.

“Desenvolver as suas capacidades interpessoais para serem adaptáveis às necessidades dos diferentes membros do pessoal, e o que eles precisam da liderança, aumentará o seu valor em qualquer organização”, sugere Volodymyr Shchegel, vice-presidente de engenharia da empresa cybersecurity Clario. “Pode ter escalado o seu caminho para CIO devido à sua destreza técnica e ideias inovadoras, mas se não for uma pessoa de pessoas terá dificuldades na liderança”.

Competências suaves podem ser adquiridas gradualmente durante as horas vagas, com pouca ou nenhuma perturbação nas tarefas e deveres regulares. Os benefícios potenciais incluem um avanço mais rápido na carreira e uma melhor moral e produtividade do pessoal, nota Shchegel.

Shchegel recomenda que se inicie o processo de reinvenção através de cursos e aulas sobre conversação em público e networking empresarial. “Mesmo fazendo aulas de aperfeiçoamento ou consultando um terapeuta ajudá-lo-á a tornar-se mais confortável a falar com as pessoas e a conduzi-las verdadeiramente”, diz. “Encontre alguns líderes que admire para além do espaço tecnológico e disseque o que os torna realmente grandes”.

A aquisição de competências transversais não requer uma grande mudança de personalidade ou um compromisso com a insinceridade ou a falsidade. “Trata-se de escolher trabalhar as capacidades de liderança com a intenção e o objetivo de ser um líder mais compassivo, intuitivo e acessível para a sua equipa, agora e no futuro”, diz Shchegel. “Especialmente porque os CIOs estão cada vez mais envolvidos nas decisões empresariais, ser capaz de ter aptidões sociais suaves pode ser uma verdadeira prova de futuro para a sua carreira”.




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