A tecnológica portuguesa cresceu cerca de 40% nos últimos anos. Empresa espera atingir 15 milhões de euros em 2022, ano em que celebra 15 anos de existência.

A Multivision quer contratar 300 novos profissionais qualificados, na área das Tecnologias da Informação, até ao final do ano. O objetivo é duplicar a equipa até 2025.
A tecnológica portuguesa cresceu nos últimos quatro anos, de forma consecutiva, entre os 35% e os 40%, um crescimento liderado pelos projetos de outsourcing especializado no domínio das tecnologias da informação, que representam cerca de 90% do negócio global.
A expectativa é crescer entre 40% e 50% e chegar aos 15 milhões de euros em 2022, ano em que a empresa celebra 15 anos de existência.
“Todos os dias procuramos centenas de profissionais. Temos diariamente muitas vagas em aberto para diferentes oportunidades”, indica Edson Leite, CEO da Multivision. “Portugal é um país com profissionais fantásticos. Talento realmente qualificado. Mas não deixa de ser um país pequeno com poucos recursos para o conjunto apelativo de projetos que existem disponíveis. Não há nenhuma empresa de TI, que queira ser realmente competitiva no mercado, que não esteja a contratar recursos fora de Portugal. A nossa estratégia passa sempre pelo talento português, mas também por contratar profissionais qualificados lá fora, sendo que neste caso o objetivo é trazê-los para Portugal. Vamos alargar o trabalho em alguns mercados, como é o caso do Brasil, e explorar novos, como o Paquistão e a Índia.”
Cultura organizacional é prioridade
Para a empresa, a preocupação com o conforto e o bem-estar dos seus colaboradores tem de ser a regra e não um pacote de benefícios. “Não seguimos uma estratégia suportada por benefícios específicos. Todo o ambiente que proporcionamos aos nossos colaboradores, seja de trabalho ou de lazer e bem-estar, faz há muitos anos parte do nosso ADN e não é visto por nós como benefícios, mas como algo que toda a gente deveria ter. Não é por termos massagistas, mesas de matraquilhos, um clube de vinho ou outros elementos que as pessoas ficam. Fazemos entrevistas de offboarding e não é por aí que conseguimos reter o talento. Não acredito que os colaboradores abandonem as empresas. Eles abandonam os seus Team Leaders. Se estes os conseguirem inspirar, ajudar a crescer, e se a própria empresa valorizar as suas pessoas e apostar no seu bem-estar, os colaboradores não querem sair.”
Edson Leite reconhece que, em termos de negócio e de clientes, o cenário pandémico não alterou muito as regras de jogo, nem penalizou o negócio, mas admite que o grande desafio dos últimos dois anos foi não deixar deslaçar a cultura da empresa e a relação entre todos. A cultura empresarial e a estreita ligação às pessoas são uma prioridade e um dos grandes drivers de sucesso da Multivision, refere.
“Nós temos muitos projetos, mas procuramos sempre ligar as pessoas certas às oportunidades perfeitas para elas. Não temos um pacote único de ordenado e benefícios que acenamos aos recursos. Tentamos conhecer as pessoas, perceber o que elas querem e entregar-lhes isso. Tudo o resto nós proporcionamos porque faz parte da nossa forma de estar”, defende.
Projetos nacionais e internacionais em empresas de grande dimensão
Com inúmeros projetos nacionais e internacionais junto de software houses, operadores de telecomunicações e de empresas com necessidades de talento altamente qualificado e especializado na área das TIC, a empresa quer manter a sua sólida estratégia de expansão em solo nacional e internacional, onde já está presente em países como a Holanda, Noruega, Fiji ou Angola. O negócio internacional neste momento representa entre 20% e 25% do volume de negócios.
A oferta conta com serviços de Sourcing, Nearshore e SW Development, e ainda com o sistema de planeamento, otimização e gestão de redes METRIC – uma plataforma SaaS (Software as a Service) cuja propriedade, desenvolvimento e respetiva gestão, é exclusiva da Multivision.
Tendo como objetivos a simplificação e a automatização de processos de trabalho das equipas de engenharia, bem como a disponibilização de informações relevantes para a tomada de decisão, o METRIC foi idealizado e concebido para tornar o trabalho do engenheiro mais eficiente – o foco deixa de ser a transformação e tratamento dos dados e passa para os reais problemas que as redes dos operadores apresentam, devidamente identificados pela plataforma.
“Queremos estar em todos os continentes. Levar os nossos recursos e talento para projetos aliciantes, explorar novos mercados e áreas de atuação, mas sem que isso comprometa a qualidade que asseguramos em tudo o que já conquistámos. Temos uma cultura orientada para o crescimento e para a inovação, mas sempre focada nas pessoas e no serviço.”
Entre a lista de clientes da Multivision estão nomes como a Siemens, NOS, Vodafone, e Millennium BCP.