A Grande Demissão pressiona quem fica para trás

Uma pesquisa recente com 5.000 trabalhadores de escritório descobriu que a recente onda de demissões em massa deixou colegas a lidarem com condições de trabalho cada vez mais desfavoráveis.

Por Charlotte Trueman

Os trabalhadores de escritório começam a sentir a dor da Grande Demissão, uma vez que o aumento da carga de trabalho e a tensão das tarefas repetitivas levou até 70% dos empregados a considerarem abandonar os seus empregos nos próximos seis meses.

Isto de acordo com o estudo ‘2022 Office Worker Survey’, da empresa de software de automação empresarial, UiPath, que recolheu 5.000 respostas de trabalhadores de escritório, nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Austrália e Singapura.

A chamada Grande Demissão não está a mostrar sinais de abrandamento, com um recorde de 4,5 milhões de trabalhadores americanos a abandonarem os seus empregos só em novembro de 2021, de acordo com a Secretaria de Estatísticas dos Trabalhadores dos EUA. Agora, 70% dos inquiridos disseram que estão a considerar seguir o exemplo nos próximos seis meses.

Isto levou a que os restantes colegas sentissem uma pressão acrescida no trabalho, com 83% dos inquiridos a assumirem até seis novas tarefas fora das suas descrições de funções devido à demissão dos colegas de trabalho. Como resultado, 68% dos inquiridos declararam já não saber quais são as suas responsabilidades.

“Muito poucas pessoas estão a demitir-se devido apenas ao salário. Normalmente, trata-se mais de condições de trabalho”, disse Jack Gold, presidente e principal analista da J. Gold Associates, à Computerworld, no início do ano.

A monotonia também está a ter um impacto negativo no bem-estar dos empregados, com muitos inquiridos a darem conta das suas frustrações por terem de realizar o que consideram ser tarefas mundanas ou administrativas. Estas tarefas frustrantes incluem responder a e-mails (42%), agendar chamadas e reuniões (35%) e introduzir dados (34%). Globalmente, 94% dos inquiridos disseram sentir-se exaustos no final de um dia de trabalho, pelo menos uma vez por semana.

“O mundo do trabalho mudou e reter e atrair trabalhadores com a ajuda de tecnologia emergente é um imperativo empresarial”, disse Bettina Koblick, chefe de pessoal da UiPath.




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