As pessoas acreditam que os bots terão êxito onde os humanos falharam em termos de sustentabilidade corporativa

78% das pessoas estão frustradas e cansadas com a falta de progresso das empresas. • 96% dos líderes empresariais acreditam que o enviesamento humano e os sentimentos prejudicam as iniciativas de sustentabilidade corporativa.

Em todo o mundo cada vez mais pessoas exigem maior progresso em  relação às iniciativas sociais e de sustentabilidade e esperam que as empresas sejam mais  proativas, de acordo com um novo estudo da Oracle e Pamela Rucker, Consultora de CIO,  Instrutora de Desenvolvimento Profissional de Harvard. O estudo “No Planet B” realizou uma  pesquisa com mais de 11.000 consumidores e líderes de negócios em 15 países e descobriu que  as pessoas estão cansadas da falta de progresso que a sociedade está a ter em relação às  iniciativas sociais e de sustentabilidade, querem que as empresas transformem o discurso em  ação e acreditam que a tecnologia pode ajudar as empresas a obter êxito onde as pessoas  falharam.  

As pessoas querem que as empresas intensifiquem as iniciativas sociais e de sustentabilidade 

Os eventos dos últimos dois anos destacaram a sustentabilidade e as iniciativas sociais, e as pessoas em todo o mundo estão cansadas da falta de progresso e pedem para que as empresas  sejam mais proativas.  

• 93% das pessoas acreditam que a sustentabilidade e os fatores sociais são mais  importantes do que nunca e 80% disseram que os eventos nos últimos dois anos as  levaram a mudar as suas ações. 

• 94% acreditam que a sociedade não fez progressos suficientes. 42% atribuem a falta de  progresso ao facto de as pessoas estarem muito ocupadas com outras prioridades, 39%  acreditam que é o resultado de maior foco nos lucros de curto prazo em comparação  com os benefícios de longo prazo e 37% acreditam que as pessoas são muito preguiçosas  ou egoístas para ajudar a salvar o planeta. 

• 45% acreditam que as empresas podem fazer mudanças mais significativas na  sustentabilidade e nos fatores sociais do que indivíduos ou governos sozinhos. • 78% estão frustradas e cansadas da falta de progresso das empresas até ao momento e  89% acreditam que não é suficiente que as empresas digam que estão a dar prioridade às práticas ambientais e sociais (ESG), mas sim que precisam de ver resultados.

• 84% acreditam que as empresas fariam mais progresso em relação à sustentabilidade e  objetivos sociais com a ajuda da IA e 61% acreditam que os bots terão êxito onde os  humanos falharam. 

O enviesamento humano e os desafios operacionais são um obstáculo para as empresas 

Os líderes empresariais sabem que os esforços de sustentabilidade são fundamentais para o  sucesso corporativo e até confiam em bots mais do que em humanos para impulsionar as  iniciativas sociais e de sustentabilidade: 

• 92% acreditam que os programas de sustentabilidade e ESG são fundamentais para o  sucesso das organizações. Os executivos identificaram os três principais benefícios como  consolidação da marca (40%), aumento da produtividade (39%) e aquisição de novos  clientes (38%). 

• Quase todos os líderes empresariais (91%) estão a enfrentar grandes obstáculos ao  implementar iniciativas de sustentabilidade e ESG. Os maiores desafios incluem alcançar  as métricas de ESG de parceiros e terceiros (35%), a ausência de dados (33%) e processos  de relatórios manuais demorados (32%). 

• 96% dos líderes de negócios admitem que o enviesamento humano e os sentimentos  muitas vezes desviam o foco do objetivo final e 89% acreditam que as organizações que  usam a tecnologia para ajudar a impulsionar práticas de negócios sustentáveis serão as  que terão sucesso a longo prazo. 

• 93% confiariam mais num bot em vez de num humano para tomar decisões sociais e de  sustentabilidade. Acreditam que os bots são melhores em angariar diferentes tipos de  dados sem erros (43%), tomar decisões racionais e imparciais (42%) e prever resultados  futuros com base em métricas/desempenho prévio (41%). 

• Os líderes empresariais acreditam que as pessoas ainda são essenciais para o sucesso  das iniciativas sociais e de sustentabilidade e acreditam que são melhores na  implementação de mudanças com base no feedback das partes interessadas (48%), em  orientar outras pessoas sobre as informações necessárias para tomar decisões (46%) e em tomar decisões estratégicas informadas pelo contexto (42%). 

As pessoas cortarão laços com empresas que não investem em iniciativas sociais e de  sustentabilidade  

As empresas precisam de priorizar a sustentabilidade e as questões sociais e repensar como  usam a tecnologia para causar impacto ou enfrentar grandes consequências. 

• 94% das pessoas querem obter progresso em termos de sustentabilidade e fatores  sociais para estabelecer formas mais saudáveis de se viver (50%), salvar o planeta para  as gerações futuras (49%) e ajudar a construir um mundo com menos desigualdade  (46%).

• 70% das pessoas estariam dispostas a abandonar uma marca que não leva a sério as  iniciativas sociais e de sustentabilidade e 69% até deixariam a empresa atual para  trabalhar para uma marca com maior foco nessas iniciativas.  

• Se as organizações pudessem demonstrar claramente o progresso que estão a fazer em  questões ambientais e sociais, as pessoas estariam mais dispostas a pagar mais por  produtos e serviços (87%), investir nelas (83%) e trabalhar para elas (83%). 

• Os líderes empresariais entendem a importância e a urgência destes temas. 94%  acreditam que as métricas sociais e de sustentabilidade devem ser usadas para informar  as métricas de negócios tradicionais e 91% desejam aumentar o investimento em  sustentabilidade. 

Citações de apoio: 

“Os eventos dos últimos dois anos colocaram a sustentabilidade e as iniciativas sociais em foco  e as pessoas estão a exigir mudanças concretas. Embora haja desafios para solucionar esses  problemas, as empresas têm uma grande oportunidade de mudar o mundo para melhor”, disse  Pamela Rucker, Consultora de CIO e Instrutora de Desenvolvimento Profissional de Harvard. “Os  resultados mostram que as pessoas são mais propensas a fazer negócios e trabalhar para  organizações que agem com responsabilidade em relação à nossa sociedade e ao meio  ambiente. Este é o momento ideal. Embora o pensamento tenha evoluído, a tecnologia também  evoluiu e pode desempenhar um papel fundamental na superação de muitos dos obstáculos  que impediam o progresso.” 

“Nunca foi tão importante para as empresas investir em sustentabilidade e iniciativas de ESG,  pois não querem apenas discutir sobre isso, mas sim procurar ações decisivas e exigir mais  transparência e resultados tangíveis”, disse Juergen Lindner, vice-presidente sénior e CMO,  Global Marketing SaaS da Oracle. “Os líderes empresariais entendem a importância, mas muitas  vezes têm a suposição errada de que precisam de escolher entre o lucro e a sustentabilidade. A  verdade é que a tecnologia que pode eliminar todos os obstáculos das iniciativas de ESG já está  disponível, e as organizações que fizerem isso corretamente podem não apenas oferecer  suporte às comunidades e ao meio ambiente, mas também obter ganhos significativos de  receita, economia de custos e outros benefícios que impactam o resultado final.” 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado