BI4ALL desenvolve solução de Analytics para a Algeco

A solução desenvolvida pela BI4ALL agrega numa só plataforma a informação dos vários sistemas e processos de negócio da operação da Algeco.

Presente em 20 países, a Algeco oprera no mecardo de soluções de conceito de construção modular, disponibilizando  atualmente mais de 220 mil módulos e conta com mais de 3000 colaboradores na Europa. Com um  grande número de sistemas de IT/ERPs entre as várias unidades de negócio, a Algeco tinha serviços  de BI em plataformas com proprietários distintos, e em países diferentes, o que levou a empresa a  sentir necessidade de consolidar toda a informação proporcionando uma visão única, mais consistente  e integrada para todos, independentemente do país em que trabalham. 

O desafio lançado à BI4ALL passou por envolver todos os países presentes na operação da Algeco,  construindo uma solução que pudesse garantir o mesmo nível de satisfação e resposta às  necessidades que tinham, com as diferentes plataformas de BI. O iAnalytics, uma solução analítica  desenvolvida e suportada pela BI4ALL, composta por tecnologias Microsoft, veio consolidar a  informação num único sistema. 

Jean-Marc Varnet, IT Director Europe na Algeco, refere que “O maior benefício foi ser possível  consolidar a informação proveniente dos vários sistemas ERP e extrair e harmonizar os dados dos  vários sistemas operativos, para calcular os nossos KPIs”. 

Com vários sistemas diferentes: “o contexto era muito diverso, havia falta de harmonização entre os  sistemas em toda a organização. Foi então importante consolidar os dados de vários países num novo  Data Warehouse”, acrescenta. 

Com o iAnalytics, a Gestão passou a ter uma visão a 360 graus, o que agilizou a tomada de decisão,  permitiu identificar os problemas, e encontrar as ações corretivas necessárias rapidamente.  

“O suporte à decisão foi claramente melhorado. Os analistas de negócio economizaram tempo que  antes era gasto na produção e manutenção dos relatórios existentes e agora podem focar-se na  análise. Outra vantagem é que o facto de ter inteligência centralizada torna qualquer mudança num  KPI imediatamente disponível para todos, reduzindo significativamente o tempo antes necessário para  replicar a mudança em todos os relatórios. Temos hoje uma “verdade única” no verdadeiro sentido da  expressão.”, comenta Carlos Cruz, IT Director da Unidade de Negócios ENSE (Este, Norte e Sul da  Europa), na Algeco. 

Outro dos desafios foi alterar a forma de pensar de alguns colaboradores de algumas funções que, até  à data, estavam a produzir reports e não focados na análise de negócio. Carlos Cruz acrescenta que “o maior desafio foi efetivamente quebrar o hábito de utilizar outras plataformas de BI e desafiar a emergente”.  

A Algeco decidiu alargar a solução a todo o grupo e apontam que, até ao final de 2022, serão  eliminadas todos as soluções alternativas, com o objetivo de incluir todas as informações da empresa  no Data Warehouse do grupo e, posteriormente, ter todos os relatórios e dashboards construídos  sobre essa base de dados. 

José Oliveira, CEO da BI4ALL, refere que “a Algeco é um exemplo de sucesso do nosso Centro de  Nearshore. Temos uma equipa de excelência e 100% focada em acrescentar valor e trazer maior  agilidade ao negócio da Algeco”. Além disso, o responsável aproveita para salientar as vantagens das empresas ao optarem por um modelo de Nearshore pois “é uma forma simples de expandir a equipa  com um serviço de excelência que permite alcançar os objetivos, aumentar a performance do negócio,  alcançar escalabilidade e manter competitividade” possibilitando “uma redução de custos, melhorar  o tempo de resposta e operar de forma mais eficiente com equipas experientes e altamente  especializadas dedicadas ao negócio”.  




Deixe um comentário

O seu email não será publicado