Uma variedade de tecnologias estão a ser reunidas para acelerar a digitalização da cadeia de fornecimento juntamente com outras inovações.

Diversos casos de deficiente fornecimento de suprimentos causados pela pandemia deixaram uma marca permanente na mente (e nos negócios) de fabricantes, distribuidores e retalhistas. Bloqueios e restrições dificultaram o fabrico e o transporte, resultando na escassez de produtos farmacêuticos, eletrónicos, alimentos e matérias-primas em praticamente todos os setores.
Um estudo da McKinsey sobre o impacto desta disrupção estendida descobriu algo muito interessante: enquanto 75% das empresas pesquisadas enfrentavam problemas com a sua base de fornecedores, produção e distribuição, 85% disseram que lutavam com “tecnologias digitais insuficientes” na cadeia de suprimentos.
A solução? Nove em cada 10 líderes da pesquisa disseram que planeavam concentrar-se na digitalização da cadeia de suprimentos para melhorar a sua resiliência. Especificamente, estão a analisar as seguintes áreas:
Planeamento centralizado da cadeia de suprimentos;
Analytics avançada;
Requalificação da força de trabalho para planeamento e monitorização digital.
Na busca incessante pela máxima eficiência e economia de custos, a digitalização da cadeia de suprimentos está intimamente relacionada com os processos de fabrico inteligentes. E ainda há muito para fazer – a indústria transformadora inteligente deverá crescer de 250 mil milhões de dólares em 2021 para 658 mil milhões em 2029.
Impulsionar este crescimento paralelo na tecnologia de fabrico inteligente e na cadeia de suprimentos estão tecnologias como:
Internet das Coisas Industrial (IIoT): dispositivos que permitem a coleta de dados de mais pontos de interação, automação de fábrica, rastreio de envio via GPS e comunicações máquina a máquina (M2M) e máquina a pessoa (M2P);
Inteligência artificial (IA) e machine learning (ML): para automatizar decisões de produção, armazenamento, pedido e assim por diante;
Redes de sensores sem fio (WSNs): para registar mudanças ambientais e permitir a transmissão desses dados entre dispositivos IoT e entre IoT e a cloud;
5G: para melhor conectividade de rede espalhada por grandes regiões geográficas;
Big data: permite analytics avançadas e melhores resultados.
Vamos ver como todas estas tecnologias se unem para acelerar as inovações da cadeia de suprimentos, melhorar a distribuição e o envio de produtos e ajudar as empresas a definir e atender às expectativas dos clientes.
Infraestrutura complexa não necessária
Hardware dispendioso para sistemas de rastreio é um dos maiores impedimentos à adoção de supply chain analytics. Além disso, as ferramentas e dispositivos disponíveis no mercado são proprietários e propensos a atenção ao fornecedor. Montá-los é um processo demorado e bizantino.
Isto está a mudar com a introdução de soluções de registo de dados baratas baseados em IoT que podem ser anexados a envios. Estes instrumentos medem uma variedade de fatores ambientais, tais como temperatura, ângulo de inclinação, choque, humidade, e assim por diante, para garantir a qualidade dos bens em trânsito. As soluções de registo de dados de conectam-se a sistemas centralizados de gestão de dados e transferem as suas leituras, permitindo a realização eficiente de registos, análises e tomadas de decisão. Também elimina a necessidade de transponders caros, recetores e torres de sinais de radiofrequência – não é necessário instalar portais ou outras ferramentas especiais para os utilizar.
Por exemplo, a empresa de registo de dados Logmore criou dispositivos com tags QR anexadas aos sensores. Isto permite que envie dados atualizados de condição para um servidor ou banco de dados baseado na cloud de qualquer ponto ao longo da cadeia de suprimentos simplesmente digitalizando um QR code com o smartphone.
Utilizando estes dispositivos, pode configurar instantaneamente o registo e monitorização automatizados e seguros para milhares de produtos a partir de um ERP centralizado ou sistema de gestão de cadeias de fornecimento. Isto aplica-se também às empresas que nunca utilizaram o registo da cadeia de abastecimento.
“O maior benefício vem da qualidade e volume de dados”, disse Niko Polvinen, CEO da Logmore. “Por exemplo, cada remessa de produtos perecíveis precisa de monitorização da temperatura, mas quanto menos dispendiosas são as soluções, mais sensores um carregamento pode ter. Isto aproxima os sensores dos bens reais e melhora a qualidade e aumenta a quantidade total de dados, o que permite a todos na cadeia de abastecimento tomar melhores decisões, reduzindo o desperdício e processos otimizados.”
Isto leva-nos ao valor de dados e analytics oportunos.
Democratização de dados
O supply chain analytics está focado na prevenção e controlo de riscos. Hoje em dia, a disponibilidade fácil e em tempo real de dados de conservadores e outros dispositivos incentiva o “pensamento da oportunidade” – fabricantes, fornecedores, distribuidores e retalhistas podem planear com antecedência, capitalizar oportunidades na sua parte da cadeia e até assumir riscos calculados para aumentar as receitas.
Quanto mais dados tiver, mais poupa. Algumas vantagens óbvias que a análise da cadeia de fornecimento traz para a mesa são:
– Melhor previsão de demanda, oferta e vendas;
– Envio e rastreio de frotas;
– Melhor gerenciamento de riscos e menos interrupções;
– Menos desperdício, danos ou redução de inventário;
– Maior visibilidade e transparência para todas as partes envolvidas – transmissão de dados, gravação e reporte ocorrem utilizando infraestruturas e redes baseadas na nuvem prontamente disponíveis;
– Tomada de decisão instantânea e controlo em todo o processo – as empresas podem decidir destruir algo, proceder com a entrega ou enviá-lo de volta a qualquer momento.
Tudo isto só é possível quando as empresas são capazes de utilizar os dados gerados pelo sistema de monitorização. Os dispositivos de monitorização tradicionais mantiveram os seus dados bloqueados em bases de dados próprias, prendendo empresas nos seus sistemas em nome da segurança. Em última análise, as empresas não tinham a capacidade de analisar estes dados, obter insights ou construir aplicações em torno dos resultados.
Agora, no entanto, dispositivos de registo de dados habilitados pelo IIoT agrupados com APIs ajudam-no a analisar, redirecionar, reformar e canalizar dados da cadeia de fornecimento para sistemas de inteligência empresarial, como ERP e CRM, para melhor otimizar as operações. Por exemplo, pode integrar dados dinâmicos de condições de um registador com códigos QR em etiquetas de produtos (que contêm informações pré-indefinidas do produto) e permitir que os sistemas de clientes cruzem referências e cruzem esses dados usando a API do registo. O resultado é uma ampla capacidade de rastreio e planeamento para um único item específico.
Os dados da cadeia de fornecimento ajudam frequentemente uma organização a aumentar a transparência e a cooperação em vários departamentos, se não todos.
O futuro da cadeia de abastecimento é impulsionado pela IoT
Algumas indústrias ainda operam de forma presunçosa com a crença de que não “precisam” de monitorização ao longo da sua cadeia de abastecimento. Veem isto como uma despesa adicional. Mas podem beneficiar imenso do acompanhamento logístico e da transparência se forem garantidas devoluções (empresas que vendem eletrónicos frágeis ou marcas atormentadas por falsificações e cópias vêm à mente). Digitalizar a cadeia de fornecimento – com hardware e software – é o caminho a seguir.
A rapidez e a fiabilidade sempre foram e continuarão a ser os fatores que impulsionam a cadeia de abastecimento num futuro próximo. Os próximos meses serão cruciais para as empresas que apostarem em dados para melhorar as suas cadeias de fornecimento. Têm uma oportunidade nunca antes vista de aproveitar o ímpeto e os conhecimentos obtidos em resultado de interrupções relacionadas com o Covid, adotando novas tecnologias e sistemas. Aqueles que não se adaptam às novas realidades são suscetíveis de ser deixados para trás por concorrentes mais ágeis.