Salesforce aponta Portugal como um dos seus motores de crescimento

Estratégia da Salesforce para Portugal inclui maior aproximação às PME e uma reorganização dos produtos da empresa por verticais

Fernando Braz, Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal.

No passado dia 1 de março, a Salesforce apresentou os resultados do ano fiscal 2022 (que terminou a 31 de janeiro), e que mostram um aumento global das vendas em 25%, com uma faturação superior a 26 mil milhões de dólares. Especificamente na região EMEA, a empresa cresceu 35%, “com Portugal e outros países da região sul da Europa a mostrar um elevado dinamismo e a contribuir bastante para este crescimento a nível global. Espanha e Portugal estão alinhados com o crescimento da empresa nesta região e são um importante motor deste crescimento.”explica Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal.

Após uma pandemia que alterou a dinâmica do mercado de trabalho e a forma como as empresas operam, a Salesforce demonstrou ser um parceiro sólido em Portugal, com uma estratégia de aproximação ao universo de PME nacionais – que representam a larga maioria do tecido empresarial português. Ao longo dos últimos anos, as empresas enfrentaram uma necessidade urgente de acelerar os seus processos de transformação digital face à pandemia de Covid-19, e a Salesforce foi uma importante parceira neste processo.

Sport Lisboa e Benfica, Novo Banco, Grupo Brodheim, Grupo Pestana, Pluricosmética, Gato Preto, Costa Nova, Ascendum, Savoy Signature, Amorim Luxury e Perfumes & Companhia foram algumas das marcas nacionais que investiram na sua transformação digital com as ferramentas da Salesforce.

Verticalizar a abordagem ao mercado

Uma parte da estratégia atual e futura da Salesforce a nível global, passa por alinhar a estrutura de vendas e apoio técnico, às necessidades concretas das empresas e de acordo com o setor onde se inserem.

Neste sentido, a Salesforce conta atualmente com 12 produtos cloud específicos por setor, e todos apoiados no Customer 360, a solução de CRM número 1 para a transformação industrial. Verticalizando, a solução é adaptada a setores como Finanças, Saúde, Farmácia, Seguros, MedTech, Indústria, Energia, Retalho, Meios de Comunicação, Turismo, Setor Público entre outros. Por sua vez, o Digital 360 permite fornecer melhores experiências aos clientes setoriais com ferramentas para programadores, websites e aplicações específicas para cada setor.

A inovação como prioridade e o futuro do trabalho

No que se refere ao desenvolvimento de soluções, a Salesforce contou com algumas mudanças relevantes nos últimos meses. Por um lado, a empresa atualizou todo o seu portfólio de aplicações de negócios (Salesforce Customer 360) para integrá-las progressivamente à solução de trabalho colaborativo Slack, adquirida pela empresa em 2021. “Esta abordagem da empresa orientada para a Slack permite que as empresas possam mais facilmente construir aquilo a que chamamos as suas sedes digitais”, indica Fernando Braz.

De acordo com a McKinsey, 9 em cada 10 empresas tem planos para mudar para um modelo híbrido de forma permanente, abraçando o posicionamento do ‘Sucesso a partir de qualquer lugar’, que lhes permitirá ainda terem um futuro mais ágil e criativo. Este posicionamento será ainda um fator de peso na atração e retenção de talento.

“A verdade é que, ao criarem novas formas de trabalho – flexibilidade, totalmente remoto ou totalmente presencial em escritório – as empresas estão a ir ao encontro das necessidades e expectativas dos seus colaboradores, aumentando a produtividade, priorizando o bem-estar e impulsionando os níveis de colaboração”refere ainda ou Country Leader da Salesforce em Portugal.

Esta nova realidade não diz apenas respeito às empresas, mas também a todo o universo de profissionais que nelas trabalham, e nas novas competências digitais que precisam de adquirir.

“A transição para um mundo totalmente digital torna as competências digitais essenciais para os empregos atuais. Embora a procura por competências digitais seja elevada, a oferta de pessoas com essas competências está a diminuir. Cada vez mais, atrair e reter profissionais com competências digitais é o maior desafio de todos os tempos para o sucesso das empresas, pelo que deve haver um foco crescente no upskilling das equipas.” conclui Fernando Braz.

A ‘nova normalidade’ na Salesforce em Portugal

A Salesforce conta com um novo escritório em Lisboa, que atualmente se encontra a funcionar em modelo híbrido. A empresa, que tem estado a trabalhar remotamente em Portugal desde o início da pandemia, conta agora com um espaço próprio, que acredita ser necessário como referência para os colaboradores, desempenhando um papel importante na construção da cultura corporativa.

Depois de um período em que os eventos digitais foram considerados o ‘normal’, a Salesforce começou a organizar eventos presenciais, também em Portugal. Até ao final do primeiro trimestre, a empresa contará com dois eventos locais em Lisboa dirigidos às áreas de Marketing e Serviços. 




Deixe um comentário

O seu email não será publicado