Gigantes tecnológicas preparam-se para reabrir escritórios, com diferentes planos de trabalho híbrido

A Apple, Google, e Twitter estão a seguir caminhos diferentes para políticas de trabalho flexíveis à medida que se movem para reabrir os seus escritórios; a Microsoft já iniciou a sua reabertura no dia 28 de Fevereiro..

Por João Miguel Mesquita

A Apple, Google e Twitter também já definiram datas para reabrir os seus escritórios, assinalando tanto o fim do teletrabalho generalizado como o lançamento de políticas “híbridas” à distância.

Tal como a maioria das organizações, cada empresa fechou escritórios empresariais de acordo com medidas de distanciamento social nas fases iniciais da pandemia COVID-19 até 2020, mudando rapidamente para apoiar o teletrabalho.

Agora, tendo já adiado várias vezes a reabertura devido à pandemia em curso, os três gigantes da tecnologia delinearam os seus respetivos planos para abrir novamente escritórios, adotando políticas híbridas que combinam trabalho remoto e em escritório para o pessoal. A forma como estes planos funcionam pode moldar o que outras empresas mais pequenas fazem para lidar com a mudança das expectativas no local de trabalho.

“Os gigantes da tecnologia estão a operacionalizar estratégias híbridas em que já trabalham há algum tempo”, disse J. P. Gownder, vice-presidente e analista principal da Forrester.

Outros já começaram a sua transição. Com as vacinações generalizadas em vigor entre o seu pessoal, a Microsoft fez o seu anúncio de reabertura o mês passado, com o regresso dos trabalhadores à sua sede no estado de Washington e o início de outros escritórios no dia 28 de fevereiro. Em Portugal a prioridade da subsidiaria liderada por Andrés Ortolá, é a segurança dos seus colaboradores. Para a Microsoft Portugal o estádio de cada escritório está dependente de múltiplos fatores locais que continuará a ter em conta. Assim, a Microsoft Portugal continuará a acompanhar e a atuar em conformidade com as recomendações das autoridades locais de Saúde e do Governo português. “Na Microsoft existe um compromisso claro com o modelo de trabalho flexível, que reconhece diferentes estilos laborais, pelo que temos em consideração as diferentes necessidades individuais dos nossos colaboradores. Defendemos que os princípios de trabalho híbrido assentam em Confiança, Inovação e Tecnologia e são garante de um bom equilíbrio da vida pessoal e profissional.”, afirma a subsidiaria portuguesa em resposta ao Computerworld.

“Atualmente, mantemos a recomendação do trabalho remoto, contudo, caso considerem necessário, os colaboradores podem trabalhar a partir do escritório mediante o cumprimento de algumas regras, designadamente a marcação prévia de lugar e com o devido reforço das medidas de segurança e higienização dos espaços.”, acrescenta a empresa.

Embora cada empresa tenha a sua própria abordagem para reabrir e estabelecer requisitos para o teletrabalho e presencial, todos optaram por um regresso fora do “normal” pré-pandémico de cinco dias no escritório para todos os funcionários.

A Apple fixa a sua data: 11 de Abril

A exigência da Apple de que o pessoal regresse ao escritório pelo menos três dias por semana revelou-se controversa com alguns funcionários, com petições e protestos públicos contra a decisão no ano passado. Mas a empresa tem permanecido firme na sua determinação de devolver o pessoal à sede de Cupertino, pelo menos a tempo parcial.

Num e-mail ao pessoal divulgado pela ‘The Verge’ na semana passada, o CEO da Apple Tim Cook delineou uma reabertura “faseada” do escritório que começa a 11 de Abril. Inicialmente, exigirá que os funcionários entrem no escritório um dia por semana; passando para dois dias por semana a partir da terceira semana do período de transição. “Iniciaremos então o piloto híbrido na totalidade no dia 23 de Maio, com as pessoas a chegarem ao escritório três dias por semana – na segunda, terça-feira e quinta-feira – e a trabalharem de forma flexível na quarta e sexta-feira, se assim o desejarem”, afirma por e-mail ao The Verge.

Tim Cook reconheceu que o requisito de regressar ao escritório pode não ser universalmente popular, observando que, embora muitos se congratulem com a oportunidade de se encontrarem com colegas frente a frente, “para outros, pode também ser uma mudança inquietante”.

“Quero que saiba que estamos profundamente empenhados em dar-lhe o apoio e a flexibilidade de que necessita nesta próxima fase – um compromisso que começa com esta introdução gradual do nosso piloto híbrido e inclui a opção de trabalhar remotamente até quatro semanas por ano”, disse Tim Cook em comunicado aos funcionários.

Google reabre a 4 de Abril

Após o mais recente adiamento dos planos de reabertura de escritórios em 10 de janeiro (após o surgimento da variante Omicron COVID-19), a Google espera agora trazer de volta os trabalhadores a 4 de abril, de acordo com um memorando interno divulgado pela Reuters a semana passada. A decisão aplica-se ao pessoal de alguns dos escritórios da Google nos EUA, Reino Unido e Ásia-Pacífico; os funcionários que não estejam prontos para regressar ao escritório podem solicitar uma extensão.

Os funcionários que vão para o escritório devem estar totalmente vacinados contra a COVID-19 ou ter uma isenção aprovada, de acordo com a Reuters, enquanto os trabalhadores não vacinados serão autorizados a optar por trabalhar remotamente numa base permanente.

A Google quer os colaboradores no escritório aproximadamente três dias por semana, embora isto possa variar dependendo da equipa e do papel. No entanto, a empresa aprovou milhares de candidaturas de empregados que desejam trabalhar a longo prazo totalmente à distância no ano passado, alegadamente negando apenas 15% das candidaturas.

O CEO da Google Sundar Pichai comprometeu-se anteriormente a deixar os funcionários trabalharem temporariamente fora do local do seu escritório principal por até quatro semanas por ano.

O Twitter reabre a 15 de março, mas o regresso é opcional

A abordagem do Twitter diverge das outras, na medida em que, enquanto os escritórios abrirão na próxima semana, os empregados terão a liberdade de decidir por si próprios onde trabalham.

“Já passaram quase dois anos desde que fechámos os nossos escritórios e viagens e estou entusiasmado por anunciar que estamos prontos para abrir totalmente as viagens de negócios e todos os nossos escritórios em todo o mundo”! Pode ler-se num post do CEO Parag Agrawal, no Twitter, a semana passada, com aberturas de escritório previstas para 15 de março.

Parag Agrawal, que substituiu o co-fundador do Twitter Jack Dorsey como CEO em novembro, prometeu honrar o compromisso da empresa de apoiar o trabalho remoto pós-pandémico do pessoal. “Onde quer que se sinta mais produtivo e criativo é onde vai trabalhar e isso inclui trabalhar a tempo inteiro a partir de casa para sempre”, disse ele. “Escritório todos os dias? Isso também funciona. Alguns dias no escritório, alguns dias a partir de casa? Claro que sim”.

No entanto, o executivo reconheceu os desafios operacionais apresentados por um modelo remoto híbrido. “O trabalho distribuído será muito, muito mais difícil”, disse Agrawal. “Qualquer pessoa que se tenha juntado a uma reunião remotamente enquanto outros se encontram numa conferência conhece esta dor. Haverá muitos desafios nos próximos meses, e teremos de ser pró-ativos, intencionais, aprender e adaptar-nos”.

Apesar destas dificuldades, Gownder disse que a abordagem flexível do Twitter é suscetível de ser popular entre os funcionários: uma vantagem notável num mercado de trabalho apertado.

“O Twitter, ao contrário dos outros, permitirá total flexibilidade – os funcionários podem trabalhar de onde quiserem, incluindo em casa a toda a hora, se assim o desejarem”, disse Gownder. “Isto poderia beneficiar a empresa em termos de retenção de empregados e aquisição de talentos. Neste momento, durante uma Grande Renúncia continuada de elevada rotatividade de empregados, uma das principais razões para permitir o que a Forrester chama de Anywhere Work é competir por talentos”.

Os dados do inquérito da Forrester sugerem que a maioria das empresas (51%) planeia adotar uma estratégia híbrida, 15% planeia ser “remota” após a pandemia, e cerca de um terço (34%) regressará ao escritório todos os dias da semana.

As estratégias de trabalho remoto dos gigantes da tecnologia poderiam ter uma influência mais ampla, disse Adam Preset, analista vice-presidente para tecnologias de experiência de empregados da Gartner.

“Quando os gigantes da tecnologia sinalizam que estão prontos para reabrir escritórios, excita a conversa em diferentes empresas sobre a sua própria prontidão”, acrescentou. “Algumas organizações agressivas ou líderes ansiosos estão prontos para fazer o mesmo ou estão à frente do jogo”. Outras querem esperar e ver se a Apple, Google, Microsoft e Twitter terão histórias de sucesso para contar dentro de alguns meses”.

Os vários modelos híbridos de escritório poderiam ter efeitos colaterais; inquéritos recentes mostraram que mulheres e pessoas de cor estão mais inclinadas a continuar a trabalhar a partir de casa. Isto poderia ter um efeito na diversidade empresarial e nos esforços de inclusão. A investigação também realçou a possibilidade de “preconceitos de proximidade”, onde os empregados que trabalham a partir de casa poderiam ver as suas carreiras marginalizadas porque são vistos menos pelo patrão e gestores de nível superior.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado