Ignacio Goirigolzarri participou na conferência ‘Fintech e Metaverse’ no Mobile World Congress 2022 para analisar o impacto da transformação digital no setor financeiro.
Por Marga Verdú, em Barcelona

Um discurso de destaque ontem no Mobile World Congress 2022 foi o do presidente do CaixaBank , José Ignacio Goirigolzarri , que avaliou o impacto da transformação digital no setor financeiro, colocando a mudança de hábitos dos clientes como “um dos aspetos da gestão mais complexa que teremos que enfrentar nas instituições financeiras nos próximos anos”.
“A digitalização afeta nosso dia a dia, impactando processos, modelos de negócios e também afeta relacionamentos. “ As organizações consumidoras e geradoras de dados devem seguir rígidos princípios éticos, colocando os clientes no centro do controle dos seus dados e garantindo a aplicação de critérios que evitem viés discriminatório na conceção e aplicação de algoritmos”.
Goirigolzarri tem defendido o papel da tecnologia “como alavanca para construir um futuro de maior responsabilidade e sustentabilidade”, ao mesmo tempo que levanta questões relacionadas com a transformação digital no setor financeiro como o impacto nos canais de distribuição, a entrada de novos players e a importância da ética digital.

A digitalização transforma os hábitos dos clientes
Para o presidente do CaixaBank, a mudança de hábitos dos clientes em resultado da revolução tecnológica é “provavelmente um dos aspetos de gestão mais complexos para os próximos anos” para as instituições financeiras, porque essas mudanças “não são homogéneas” em todos os grupos. “ Juntamente com os clientes que pretendem uma relação exclusivamente digital connosco, temos outro grupo que pretende manter uma relação presencial com o banco , e devemos dar a todos uma resposta excelente e diferenciada”, acrescentou.
Goirigolzarri, por sua vez, salientou que “a tecnologia também tem limites, e estes são marcados pela segurança, e pelo respeito à privacidade e à liberdade individual ”, ao mesmo tempo que defende a utilização da digitalização ao serviço dos cidadãos. “A tecnologia não deve ser um fim em si mas sim um meio para melhorar a sociedade”, destacou.
O impacto dos novos players no setor bancário
Na sua intervenção, Goirigolzarri analisou ainda o impacto que está a ter a redução das barreiras à entrada no setor financeiro e a emergência de novos players, dos quais sublinhou que “estão a contribuir com propostas de valor francamente valiosas. A concorrência é boa para as entidades e para os clientes, e obriga-nos a fortalecer e inovar para oferecer um melhor serviço”, assegurou.
Como base comum a todo o setor, Goirigolzarri tem defendido uma regulamentação consistente para todas as entidades que exercem a mesma atividade , independentemente do setor a que pertençam”. O presidente do CaixaBank enfatizou que este regulamento também se aplica “ao recente surgimento de moedas e ativos digitais desregulamentados.