A nuvem pública é um ambiente fiável e seguro

Qualquer novo cenário requer novas medidas preventivas que respeitem os regulamentos exigidos, assegurem a privacidade da informação e a sua não violação por qualquer tipo de ataque externo, qualquer que seja a sua origem e tipo.

Por Diego Prieto, especialista em Cloud e Software Architect de Keepler Data Tech

A pandemia acelerou a adoção da Nuvem nas suas vertentes de armazenamento, processamento e análise de enormes volumes de dados. De acordo com o portal Statista, o mercado dos serviços públicos na nuvem em Portugal teve um volume de negócios de 300 milhões de dólares em 2021.

No entanto, muitas empresas ainda se perguntam se os seus dados e aplicações estão seguros na nuvem pública e se a privacidade dos dados está garantida. Há alguma desconfiança especialmente nos setores cujos dados estão relacionados com informações pessoais, tais como cuidados de saúde, finanças e retalho, todos eles ainda relutantes em abraçar plenamente os benefícios da Cloud e mantêm modelos híbridos para separar a gestão de dados.

Mas é preciso dizer, com total convicção, que a segurança na nuvem pública é totalmente fiável, e é apoiada pelas maiores empresas tecnológicas do mundo, as chamadas Hyperscalers: AWS, Microsoft Azure e Google Cloud. Estes gigantes destinam enormes investimentos na inovação e na segurança para evoluir e blindar as suas nuvens, a única forma de ganhar a confiança dos clientes empresariais. O resultado é nuvens públicas totalmente seguras e fiáveis para todos os tipos de organizações, como descrito no relatório da Keepler Data Tech Meet European Data Security and Privacy Compliance with Big Data Analytics in Public Cloud Environments.

Dada a natureza flexível da nuvem pública, e a sua capacidade de responder a todos os tipos de necessidades, tipos de empresas e tamanhos. Esta elasticidade também corresponde aos níveis de segurança, garantindo que qualquer crescimento seja acompanhado dos mais elevados padrões de segurança e da conformidade regulamentar actual. É por isso que a boa governação da plataforma Cloud e a configuração adequada das medidas de segurança e privacidade são tão importantes.

Qualquer novo cenário requer novas medidas preventivas que respeitem os regulamentos exigidos, assegurem a privacidade da informação e a sua não violação por qualquer tipo de ataque externo, qualquer que seja a sua origem e tipo. Para este fim, existem sistemas de zero trust que, dado o surgimento e as perspetivas futuras de trabalho remoto, controlam e autenticam os empregados que acedem a uma rede privada ou a uma nuvem pública e, desta forma, impedem qualquer agente externo à organização de invadir servidores ou redes.

Outra das chaves para reduzir o risco de exposição é a desidentificação de dados. Graças a esta técnica, a informação pessoalmente identificável é eliminada através da aplicação de mecanismos de mascaramento ou de tokenization. Uma vez que os dados tenham sido desidentificados e os objetivos da análise tenham sido alcançados, o passo seguinte é o armazenamento num Data Lake, o que permite o armazenamento de quantidades massivas de informação num local governado. A informação sensível entra no Data Lake de forma privada e segura, reduzindo assim o risco de exposição a ataques externos e internos, ou simplesmente a uma utilização indevida ou a erros internos.

A base para alcançar um ambiente seguro, público ou privado, é levar a cabo uma governação adequada dos dados, que começa com o conhecimento correto dos próprios dados, a fim de poder implementar um planeamento e atualização constantes, desenvolvendo uma estratégia de gestão integral que garanta a total privacidade e segurança de todos os dados e também o cumprimento das normas internacionais sobre privacidade de dados, tais como o regulamento europeu RGPD. 

As organizações devem estar conscientes de que a nuvem pública é um dos elementos-chave para impulsionar a digitalização, e encontrar os partners adequados é a chave para avançar com sucesso. Na Keepler Data Tech oferecemos serviços avançados de analítica de dados na nuvem pública, com vasta experiência no mundo real em empresas líderes em diferentes setores, empresas que decidiram tornar-se mais competitivas, ágeis, adaptáveis à mudança e orientadas para os dados.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado