“Embora a importância dos dobráveis não esteja mais em questão para qualquer marca que queira um pedaço do espaço premium do Android, o que é interessante para os fornecedores agora é a batalha entre os fatores de forma Flip e Fold.”

A IDC prevê que as remessas globais de telemóveis dobráveis, incluindo formatos flip e fold, totalizem 7,1 milhões de unidades em 2021. Isto representa um aumento de 264,3% em relação às 1,9 milhão de unidades em 2020. Mas, além disso, uma nova previsão da consultora projeta que as remessas de telemoveis dobráveis atingirão 27,6 milhões de unidades em 2025 , com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 69,9% entre 2020 e 2025, segundo estimativas.
O crescimento em 2021 pode ser atribuído em grande parte ao recente sucesso da Samsung , já que a gigante coreana causou impacto no mercado graças aos seus novos dobráveis. O novo design do Flip3 foi um vencedor entre os consumidores graças ao seu tamanho compacto dobrável (de bolso), segundo ecrã maior e, o mais importante, o preço cerca de 950 euros. O novo Fold3 também teve algumas melhorias, mas ainda tem um preço muito alto e é mais um produto de nicho em geral.
E é que, “embora os dobráveis não tenham capturado uma parte significativa do mercado, com 7,1 milhões de aparelhos embarcados em 2021, constituíam um terço do mercado premium (de mais de 1.000 de dólares) do Android . muito antes de dobráveis, como 5G , se tornarem um recurso distinto e esperado do mercado Android premium”, disse Nabila Popal, diretora de pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, para acrescentar: “Embora a importância dos dobráveis não esteja mais em questão para qualquer marca que queira um pedaço do espaço premium do Android, o que é interessante para os fornecedores agora é a batalha entre os fatores de forma Flip e Fold. Embora o Flip parece ser mais popular, ainda é muito cedo para declarar um vencedor claro. Os fornecedores devem continuar a monitorizar de perto o mercado global de dobráveis à medida que continua a crescer e atrair novos “players” para o mercado.”
Apesar de sua pequena participação de mercado, os dobráveis representam uma grande oportunidade para os vendedores. Do ponto de vista do consumidor, os dobráveis representam a mudança visual mais inovadora que ocorreu nos smartphones e, portanto, é um segmento que não pode ser ignorado pelos vendedores. No segmento comercial, os dobráveis também foram comercializados como substitutos do telefomóvel e do tablet. Embora a IDC acredite que a adoção deste caso de uso permaneça baixa, os fornecedores fizeram algumas ofertas atraentes na linha mais recente de dobráveis que visam explicitamente os utilizadores corporativos.
“O recente sucesso dos telemóveis dobráveis da Samsung deu uma nova vida à categoria à medida que os concorrentes correm para entrar no mercado”, disse Anthony Scarsella, diretor de pesquisa do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC. “A Samsung mostrou que há uma demanda do consumidor por telemóveis dobráveis quando atingem o preço certo e apresentam uma construção mais estável. Com seus dispositivos dobráveis, o Flip e o Fold preencheram a lacuna do Galaxy Note para a Samsung, enquanto isso atraiu novos consumidores para a marca. Já vimos outros fornecedores lançarem novos dobráveis este ano e esperamos que mais players tentem ganhar participação da Samsung à medida que o fator de forma cresce em popularidade.”