77% dos portugueses que compram online recorrem a comparadores de preços

O facto de uma loja “ter os preços mais baixos” continua a ser o indicador mais decisivo.

A esmagadora maioria dos portugueses que compra online tem o hábito de fazer  pesquisas para comparar preços antes de decidir onde efetuar a compra dos produtos:  92,6% dos portugueses que compram online assumem essa rotina, sendo que 76,8%  revela mesmo ter o hábito de recorrer a sites de comparadores de preços para  descobrir onde comprar o produto mais barato. 

Estas são algumas das conclusões da segunda vaga do Barómetro e-Commerce, da  Marktest, cuja recolha de respostas entre outubro e dezembro de 2021 confirma que  quase 57% dos portugueses já tem o hábito de comprar online, sendo que mais  de dois terços deles admitem comprar pelo menos uma vez por mês.  

Dentro deste universo de compradores, a evolução entre a primeira e segunda vaga do  Barómetro E-Commerce revela que há indicadores que parecem confirmar a crescente  digitalização do hábito de compra: o número de inquiridos que admite pesquisar online  e depois comprar numa loja física recuou de 83,7% para 81,4%, enquanto o número de  portugueses que diz ver produtos em lojas físicas antes de comprar online  aumentou de 56,1% para 65,7%

O facto de uma loja “ter os preços mais baixos” continua a ser o indicador mais  decisivo para a maioria dos compradores online (56%) escolherem o site de e-Commerce onde efetuam a compra dos produtos. O segundo indicador mais referido  (37,3%) como decisivo pelos compradores online é o facto de a loja “Não ter portes de  envio”. 

No que respeita ao local de entrega das compras online, a casa dos compradores  continua a ter larga vantagem (78,5%) nas respostas dos inquiridos. Mas entre a  primeira e a segunda vaga do barómetro E-commerce da Marktest registaram-se  aumentos no número de portugueses que dizem escolher o local de trabalho, pontos de  levantamento click & collect ou o levantamento na loja de compra para acederem aos  produtos comprados online.

O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021  pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses  relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares. Com a  segunda vaga de 2021, realizada entre outubro e dezembro, o Barómetro tem agora  disponível a vaga Global de 2021, com resultados consolidados do ano

O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente  a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as  preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma  amostra de 6000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15+ anos.




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