Cepsa escolheu a solução SAP Ariba para transformar o processo de compra operacional

A Cepsa optou por entrar na Cloud devido às possibilidades de armazenamento que este modelo proporciona, bem como pela elevada disponibilidade e escalabilidade da infraestrutura.

A Cepsa digitalizou a gestão dos seus processos transacionais de compras com a solução de cloud, SAP Ariba. Esta solução faz parte da estratégia de transformação digital e inovação tecnológica iniciada pela empresa de energia, no sentido de impulsionar o seu crescimento e competitividade. 

A Cepsa é uma empresa de energia e química, com presença mundial e negócio diversificado, presente em toda a cadeia de valor do petróleo, da química e do gás. A sua atividade abrange a exploração e produção, refinação, distribuição e marketing, petroquímica, geração de energia e comercialização. Com 90 anos de história, é hoje uma das empresas líderes do sector energético em Espanha e desenvolve a sua atividade nos cinco continentes. Os seus recursos humanos ultrapassam já os 10.000 colaboradores. 

A Cepsa encontra-se em pleno processo de transformação, para a qual a digitalização e a inovação são alavancas fundamentais. Neste sentido, a empresa desenvolve ações transversais nas quais articula os seus projetos.

Uma das áreas fundamentais deste processo de transformação, que a Cepsa está a desenvolver, é a digitalização da gestão do seu processo, de ponta a ponta, de compras transacionais. A empresa de energia redesenhou-o para o tornar mais simples, ágil, eficiente e com uma melhor experiência para o utilizador. 

A empresa escolheu a solução SAP Ariba para transformar o processo de compra operacional, desde a gestão da necessidade até ao pagamento. Os motivos desta eleição assentaram na fiabilidade e no calendário de evolução da própria solução, assim como na integração nativa com as restantes soluções SAP, que a empresa utiliza nas áreas de gestão financeira, recursos humanos, logística, comercial e manutenção de instalações industriais, entre outras.

Novo ambiente digital de colaboração entre empresas e fornecedores

Entre as vantagens da SAP Ariba estão as possibilidades de colaboração, a rastreabilidade e a visibilidade de todo o processo de compra, a partir de uma única aplicação, bem como o acompanhamento do estado das faturas e pagamentos. Tudo isto permite às empresas gerir melhor as suas despesas, reduzir custos, mitigar riscos e impulsionar a transparência e o cumprimento de normativos.

A Cepsa optou por entrar na Cloud devido às possibilidades de armazenamento que este modelo proporciona, bem como pela elevada disponibilidade e escalabilidade da infraestrutura.

Principais benefícios: eficiência e agilidade

O projeto foi promovido pela Direção Financeira da Cepsa, para a disponibilidade de um novo canal digital de contacto e negócio com os fornecedores. A implementação das soluções SAP Ariba terminou no final de 2021 e já há mais de 1.800 fornecedores registados na plataforma. O objetivo da empresa é que a totalidade dos seus fornecedores esteja integrada na SAP Ariba. 

A Cepsa lançou no seu website uma secção específica na qual explica aos seus fornecedores o processo de registo e fornece-lhes toda a informação de que necessitam. 

A partir do novo sistema já se contabilizaram 84% de faturas referentes a encomendas emitidas na plataforma, um valor que irá aumentar à medida que os fornecedores são incorporados na plataforma, o que permitirá crescer em eficiência e automatização. Espera-se, ainda, reduzir em 35% o esforço exigido em todo o processo.

Segundo Susana Zumel, Chief Information Officer (CIO) da Cepsa, “este projeto evidencia a aposta da nossa empresa na tecnologia cloud, que permite a transformação dos nossos processos ao nível das melhores práticas do mercado, ao mesmo tempo que nos proporciona mais escalabilidade e flexibilidade na atual conjuntura”


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado