O mercado SD-WAN aponta para novas oportunidades em 2022

O contributo da SASE e do 5G alarga a inovação que esta tecnologia pode oferecer às redes híbridas corporativas, de acordo com a ABI Research.

Este ano abre, mais uma vez, uma oportunidade interessante para o mercado definido pelo software, de acordo com a empresa de análise ABI Research, que estima que as ligações de rede estão a tornar-se mais complexas à medida que o número de dispositivos que requerem conectividade a partir de um número infinito de locais cresce. Esta proliferação da Internet das Coisas (IoT) está a impulsionar a procura da SD-WAN, como é chamado este campo, que pode otimizar os custos de rede, melhorar a agilidade e escalabilidade das empresas e permitir a integração de aplicações em cloud.

No entanto, a consultora também mostra que o surgimento do Serviço de Acesso Seguro (SASE), que integra a SD-WAN com a segurança no limite, contribuiu para a visão mais tradicional de que esta tecnologia se tornou obsoleta para muitos especialistas, embora o mercado ainda seja plenamente válido e possa ajudar muito a procura das empresas.

A empresa destaca os principais fornecedores, como a Cisco, VMware e Aruba, mas existem inovadores de cloud, como a Cato Networks e a Araya Networks, que estão a desafiar soluções tradicionais com estratégias de networking nativas de cloud e escaláveis. “À medida que as empresas caminham para estratégias de serviços nativos de cloud, é imperativo que os fornecedores continuem a fornecer acesso universal a pontos de presença de rede. Para os fornecedores da SD-WAN, a estratégia mais eficiente seria formar parcerias com fornecedores públicos, como a Equinix e a Megaport”, explica Reece Hayden, analista de pesquisas de conectividade de negócios e computação Edge da ABI Research. “Isto proporcionar-lhes-ia uma cobertura global quase imediata, com custos de instalação limitados.”

E acrescenta: “O pensamento lateral e a inovação dos produtos continuam a ser os principais requisitos para os fornecedores dentro do ecossistema de conectividade empresarial. Devem continuar a impulsionar a inovação através do portfólio SD e oferecer soluções que integrem locais de trabalho tradicionais e novos com plena visibilidade e acessibilidade universal na cloud.”

Por fim, a empresa de análise acredita que a próxima fase de inovação dentro da SD-WAN será liderada pela integração do 5G no ecossistema de redes empresariais. Isto colocará uma procura de qualidade de experiência, maior computação edge multi-acessos e uma segurança melhorada criada pela segmentação da rede. Mas é pouco provável que isto seja universalmente possível dentro de três a cinco anos.

SD-WAN e SASE para infraestrutura de computação power edge

De acordo com os dados da Gartner, os gastos globais com a margem de lucro da WAN crescerão 2,6% anualmente até 2025. O aumento das tecnologias à beira do trabalho em casa e no escritório é ligeiramente atenuado pelo facto de as vendas de routers tradicionais de filiais estarem a diminuir consideravelmente como consequência. Além disso, mais de 70% dos clientes da SD-WAN vão implementar SASE até 2024, um aumento de 10% em comparação com a estimativa da onsultora no ano passado.


Tags

  1. Araya ou Avaya Networks?

    Boa tarde,
    Muito obligado pelo su contacto a empresa referida no texto é a: https://www.araya.org/en/about/company/
    Estamos ao seu dispor,sempre que entender pode entrar em contacto direto connosco. São sempre bem-vindas sugestões, criticas e reparos. A sua ajuda é preciosa para nos.
    Muito obrigado,
    João Miguel Mesquita Diretor Editorial | CW e CIO Portugal | Carteira Profissional TE-240 A
    [email protected] | twitter: @mescrita | LinkedIn: in/mescritaM +351 969 318 673 

Deixe um comentário

O seu email não será publicado