Enquanto as empresas começam a encontrar o seu ritmo com trabalho remoto, o local de trabalho começou a evoluir novamente com o surgimento do Metaverso. Um inquérito da Lenovo mostra que quase metade dos colaboradores (44%) estão dispostos a trabalhar no Metaverso e acreditam que pode trazer benefícios como a produtividade no local de trabalho.

O Metaverso é definido principalmente como um espaço digital partilhado com representações digitais de pessoas, lugares e objetos. No futuro, o Metaverso pode ser uma extensão altamente imersiva do mundo físico, com a sua rica interface de utilizador. A nível empresarial, isto cria possibilidades para as empresas criarem um local de trabalho mais viável e interativo.
No entanto, existe ceticismo quanto à capacidade das empresas para o conseguirem. Dois em cada cinco (43%) dos inquiridos acreditam que os seus empregadores não têm, ou provavelmente não têm, o conhecimento ou experiência que lhes permite trabalhar no Metaverso do futuro.
“A pandemia desafiou-nos a todos a adaptarmo-nos a novas formas de trabalho — forçando organizações de todos os tamanhos a evoluir a um ritmo exponencial. O Metaverso oferece novas oportunidades para as empresas, bem como desafios tecnológicos mais complexos, como a necessidade de mais poder computacional, hardware mais integrado e soluções de TI mais simples e flexíveis.”, diz Ken Wong, Presidente do Grupo Lenovo Solutions and Services.
As principais conclusões da investigação incluem:
- Enquanto metade dos trabalhadores (44%) está disposto a trabalhar no Metaverso, 20% não quer, e 21% dizem que são indiferentes e outros 15% dizem estar inseguros.
- Metade dos trabalhadores adultos (51%) concorda que a rapidez de adoção de novas tecnologias pelo empregador é um indicador de prontidão para novas realidades tecnológicas, como a realidade física praticamente melhorada do Metaverso.
- Os trabalhadores adultos no Brasil (53%), Singapura (51%) e China (54%) estão igualmente divididos, com cerca de metade deles confiantes de que os seus empregadores têm a capacidade de viabilizar um ambiente de trabalho no Metaverso, e a outra metade menos confiante. Por outro lado, os trabalhadores adultos no Reino Unido (30%) e no Japão (18%) são menos otimistas.
- Enquanto 44% acreditam que o Metaverso vai melhorar a produtividade no trabalho, três em cada cinco (59%) não acreditam ou não têm a certeza de que os seus empregadores estão a investir o suficiente em TI para os ajudar a maximizar a sua produtividade.
“Embora o Metaverso ainda não seja omnipresente, as empresas podem começar a melhorar a produtividade no trabalho. Não precisam de mais investimentos de capital significativos para o conseguir. O modelo ‘como serviço’ ou ‘pay-as-you-go’ oferece a flexibilidade, eficiência de custos e escalabilidade para se adaptar a todas as circunstâncias únicas da empresa”, acrescentou Wong.
Para gerir uma tecnologia cada vez mais complexa, as empresas precisam de soluções de TI simples e flexíveis. As soluções da Lenovo incluem a plataforma ThinkReality, que está a alimentar a metaverse da empresa com um portfólio de hardware, software e serviços premiados.
O mercado “como serviço” está a crescer quatro vezes mais do que o total do mercado de serviços de TI endereçada. 2 As soluções de serviço como serviço fornecem suporte e serviços vitais de operações, permitindo às empresas utilizar a tecnologia para escalar rapidamente, reduzir custos e alcançar uma maior eficiência. Com as suas ofertas flexíveis e transparentes, a Lenovo ajuda as organizações, desde a educação até ao aeroespacial, a otimizar a tecnologia certa com potencial para transformar e preparar as suas operações para o futuro.
“Estamos apenas a conhecer o Metaverso superficialmente, já para não falar da nova economia da Web 3.0. Para já, o Metaverso abre um mundo de possibilidades para as empresas, que segundo a nossa pesquisa, onde quase metade dos colaboradores estão dispostos a participar. Para compreendê-lo, as empresas precisam de identificar novas formas de tirar o máximo partido das suas tecnologias. As ofertas ‘all-as-a-service’ da Lenovo podem ajudar as organizações a libertar todo o seu potencial”, disse Wong.