A Microsoft anunciou novas funcionalidades do Microsoft Teams e do Microsoft Viva projetadas para as necessidades dos trabalhadores da linha da frente

A Microsoft anunciou o Work Trend Index Special Report, “Technology Can Help Unlock a New Future for Frontline Workers”, e apresenta as novas funcionalidades do Microsoft Teams e do Microsoft Viva projetadas para atender às necessidades de milhões de trabalhadores da linha da frente.

Os 2 mil milhões de trabalhadores da linha da frente a nível mundial representam 80% da força de trabalho global, com 88% das organizações a contratar para funções de primeira linha. Cada vez mais, as empresas estão a investir em ferramentas digitais para os trabalhadores da linha da frente modernizarem os fluxos de trabalho, melhorarem o desempenho profissional e a cultura e a comunicação no local de trabalho.

A Microsoft tem registado um crescimento de 400% na utilização mensal da sua plataforma de colaboração Teams desde março de 2020, por parte destes profissionais. Os setores que mais se destacam são os Cuidados de Saúde (560%), Serviços Financeiros (550%) e Media & Telecomunicações (545%).

O relatório revela ideias-chave que impactam quase todos os segmentos da força de trabalho:

  • Uma cultura solidária é a nova prioridade na linha da frente:  76% dos trabalhadores sente-se conectado com os seus colegas, no entanto mais de 60% diz que a sua empresa deveria priorizar melhor a cultura e a comunicação a partir do topo. Além disso, 51% dos que ocupam cargos que não sejam de gestão na linha da frente não se sente valorizados.
  • Os trabalhadores da linha da frente estão num ponto de inflexão:  Em pleno “Great Reshuffle”, os trabalhadores da linha da frente referem melhores salários e benefícios, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a flexibilidade como motivos para considerarem uma mudança de emprego.
  • O otimismo em relação à tecnologia é elevado:  63% dos trabalhadores da linha da frente está entusiasmado com as oportunidades de emprego que a tecnologia cria, ocupando a terceira posição na lista de fatores que os trabalhadores dizem poder ajudar a reduzir o stress no local de trabalho.
  • Existe uma oportunidade para colmatar a lacuna tecnológica e de formação:  46% dos trabalhadores da linha da frente sente pressão para se adaptar às novas tecnologias ou receia perder o emprego – mas 55% diz que teve de aprender novas tecnologias rapidamente, sem qualquer formação.

A Microsoft introduz novas ofertas em conjunto com parceiros da indústria, assim como funcionalidades desenhadas especificamente para apoiar os trabalhadores da linha da frente no Teams e no Viva, a plataforma de experiência dos colaboradores da Microsoft, lançada no início de 2021.

  • A Microsoft está a reforçar a sua relação estratégica com a Zebra Technologies Corp., líder mundial em soluções digitais inovadoras, para apoiar a força de trabalho da linha da frente. As duas empresas estão a disponibilizar a aplicação Teams Walkie Talkie, incluindo um botão dedicado push-to-talk (PTT) numa vasta gama de dispositivos Zebra.
  • A Microsoft está a melhorar a integração do Teams com a Zebra Reflexis™, que liga as soluções Reflexis Workforce Management com a aplicação Shifts no Teams. Esta nova integração simplifica o agendamento de turnos e os pedidos de tempo de descanso no Teams, facilitando a aprovação por parte dos gestores.
  • As filas de espera programadas para consultas virtuais estão agora disponíveis no Teams, proporcionando um local específico para atualizações no momento sobre tempos de espera, consultas perdidas e atrasos de pessoal para criar uma experiência transparente e tranquila para clientes e pacientes.
  • A aplicação Viva Connections no Microsoft Teams liga os trabalhadores da linha da frente à cultura da empresa, recursos e ferramentas, notícias e grupos de recursos dos colaboradores no fluxo de trabalho. As integrações com parceiros estratégicos como o Workday e o Espressive facilitam o acesso a recursos importantes e colocam ferramentas de Recursos Humanos, como recibos de vencimento, num único local.
  • A aplicação Viva Learning permite aos colaboradores da linha da frente descobrir, partilhar e acompanhar os conteúdos de aprendizagem diretamente no Microsoft Teams – facilitando a atualização de toda a força de trabalho sobre a formação requerida e recomendada. Novas atualizações facilitam a atribuição de aprendizagem de soluções de parceiros, como SAP SuccessFactors, Cornerstone OnDemand e Saba Cloud, e parcerias com fornecedores de educação como EdCast e OpenSesame permitem o acesso a uma extensa biblioteca de conteúdo para ajudar os trabalhadores da linha de frente a melhorar as competências e formação com conteúdo de aprendizagem relevante no fluxo de trabalho.
  • Para as TI, uma melhor gestão dos dispositivos ajuda a garantir que os dispositivos partilhados extraviados possam ser facilmente localizados e protegidos.

Paula Fernandes, Diretora de Colaboração e Produtividade na Microsoft Portugal, comenta: “Os trabalhadores da linha da frente têm um papel preponderante na resposta à pandemia e na continuidade do negócio de muitas organizações. A aceleração na mudança dos modelos de trabalho que vivemos nos últimos dois anos tem igualmente impacto nas suas expectativas, nomeadamente a priorização do capital social e bem-estar e maior investimento em programas de adoção e capacitação tecnológica. Em conjunto com os nossos parceiros, na Microsoft continuamos a lançar novas funcionalidades e integrações para capacitar estas equipas e a ajudar as organizações a criarem uma cultura inclusiva, resiliente e próspera.”

O aumento das compras através do online e mudanças na fidelização dos clientes foram alguns dos desafios com os quais o setor do Retalho se deparou no último ano com a pandemia. No próximo dia 1 de fevereiro, a Microsoft disponibilizará a solução Microsoft Cloud para Retalho, uma solução que integra diferentes fontes de dados de toda a cadeia de valor, permitindo às empresas criar recomendações e notificações mais relevantes e direcionadas para o consumidor e experiências mais personalizadas e imersivas.

Adicionalmente, a Microsoft Cloud para Retalho inclui as funcionalidades do Teams e do Viva hoje anunciadas, permitindo às organizações expandir as opções de atendimento ao cliente, simplificar processos de pagamento com níveis de segurança superiores, otimizando operações que se traduzam, simultaneamente, em lucro sustentável.




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