Tangível abre academia de formação de human-centered design para empresas e profissionais

Tangível Academy nasce como escola de formação de referência em human-centered design. Cursos e formações direcionados a empresas e profissionais individuais podem ser lecionados no local de trabalho e formatados à medida das necessidades das organizações.

O principal objetivo da Tangível Academy passa por dotar as empresas e profissionais individuais de  competências e conhecimento nas áreas abrangidas pelo human-centered design, tais como User  Experience (UX), Service Design ou Design Thinking. 

A Tangível Academy emerge da experiência de formação dada pela Tangível há muitos anos nas áreas de  human-centered design (User Experience (UX), Service design, Design Thinking, etc), e em resultado da  qual já foram formados centenas de profissionais das mais variadas áreas. 

“A maior parte dos nossos clientes trabalha ou está, de alguma forma, ligada a empresas de Tecnologia  . No entanto, não é um requisito. São inúmeros os exemplos de formações para empresas e  profissionais ligados a sectores distintos, como é o caso da administração pública, retalho, energia,  saúde e telecomunicações, sem quaisquer conhecimentos prévios de human-centered design.  Tipicamente, são organizações que reconhecem a importância de se trabalhar a experiência dos seus  utilizadores ou clientes, e pretendem aumentar estrategicamente a sua maturidade de UX”, explica  Sandra Mouta, Head of Training da Tangível. 

“Nesse sentido e, em jeito de exemplo, uma empresa que queira iniciar o seu caminho no mundo de UX ou Service Design, sem qualquer experiência no meio, pode optar por uma formação de nível inicial  como ‘introdução à user experience’ ou a Certificação UX-PM Nível 1, por exemplo. O inverso também  é exequível. Caso tenhamos organizações mais self-managed em UX, com targets específicos (ux  designers, ux researchers, etc), também oferecemos formação que vai ao encontro das suas  necessidades. Portanto, a nossa oferta também inclui formações adaptadas às necessidades das  organizações”, adianta a responsável. 

A oferta vai dos cursos de UX Writing ao UX-PM e Design Thinking, entre outros, sendo que não existem  pré-requisitos para os frequentar. 

“A formação sempre fez parte da nossa estratégia, inicialmente on-site nas empresas, com ações de  formação à medida. Desde 2018, lecionamos a Certificação UX-PM em formato presencial, em  instalações providenciadas pela Tangível. No entanto, desde 2020 que, por motivos de força maior (a pandemia), reestruturamos todo o processo de logística para um formato remoto”, sustenta Sandra  Mouta. 

A formação na Tangível é concebida a partir de três pilares principais: estratégia e transformação, research e design da experiência. Estes temas estão alinhados com a experiência e natureza dos  serviços da empresa. O primeiro grande objetivo é que os formandos sejam agentes ativos na  transformação e desenvolvimento das suas organizações, com uma perspetiva human-centered. 

“Esta abordagem permitirá que desenvolvam melhores produtos e serviços, mas também que  promovam melhorias nos processos estratégicos, comunicacionais, de resolução de problemas e de  tomada de decisão, quer internos ou externos”, refere a Head of Training. “Ao mesmo tempo, serão formandos mais capacitados, do ponto de vista técnico, para a utilização de  metodologias e ferramentas de UX, research e design de interação. Espera-se com isto melhor  qualidade do trabalho, maior transferência interna de conhecimento e na valorização da própria  organização”, conclui.




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