“Conversational Automation” está a transformar a forma de operar dos sistemas organizacionais.

Por Denny Morais, Head RPA na Ubiquity Technology
As empresas são entidades complexas e diversificadas compostas por uma variedade imensurável de pessoas, processos, funções, capacidades e culturas. Todos estes elementos operam dentro dos seus próprios conjuntos de procedimentos, criando uma rede de relacionamentos e interações que tantas vezes se mostra complexa. Em muitos casos, é esta complexidade que faz com que as organizações pareçam impessoais, indiferentes e, até mesmo, isoladas.
“Conversational Automation” está a transformar a forma de operar dos sistemas organizacionais. Na realidade, este conceito de automação permite mudar as várias dinâmicas conversacionais através da potencialização de conversas personalizadas, simultâneas, contextuais e automatizadas com os clientes, colaboradores e demais partes participantes em qualquer dos processos do negócio.
Quando uma organização integra soluções de Automação Conversacional nos seus fluxos de trabalho, o seu modus operandi sofre mudanças drásticas na focalização das necessidades do cliente, nas pessoas da própria organização e na melhoria da eficiência operacional. A consequência expectável destas transformações é o crescimento seguro do negócio com uma maior velocidade e previsibilidade, tendo como alicerce a garantia da qualidade das relações interpessoais.
O termo “Conversational AI” define uma ampla variedade de bots de conversação com Inteligência Artificial que utilizam Processamento de Linguagem Natural (NLP). Combinada com Machine Learning (ML) e Analítica, esta tecnologia cria uma rede neuronal de conversação acessível em tempo real, transformando a forma como atividades de negócio passam a ser geridas ou até mesmo dimensionadas.
São imensas as plataformas que têm surgido no mercado com soluções de Conversação, mas poucas demonstram capacidades tão completas e abrangentes como a Druid AI, que foi identificada como “Major Contender” na recente avaliação de “Conversational AI Products PEAK Matrix®”, 2021. Representada em Portugal pela Ubiquity Technology como parceiro estratégico implementador, esta plataforma incorpora um poderoso mecanismo de NLP (Natural Language Processing) que oferece suporte a mais de 45 idiomas (onde se inclui Português de Portugal). Simultaneamente, inclui mais de 500 tipos de conversações pré-desenvolvidos por funções, processos e setores que garantem um rápido ROI.
Adicionalmente, a plataforma Druid AI incorpora conetores nativos com a plataforma UiPath (plataforma líder mundial de RPA – Robotic Process Automation), que viabiliza a criação de comunicações bidirecionais entre humanos e robots de software.
No webinar “Transforming enterprise with conversational automation”, que será apresentado em conjunto pela Druid AI e pela Ubiquity Technology, serão explorados alguns exemplos concretos de aplicação da tecnologia, com particular enfoque nos Recursos Humanos no IT Helpdesk.