SWORD Health fecha ronda de investimento de 189 milhões de dólares

O financiamento anunciado, pela startup, surge depois da SWORD Health ter fechado 25 milhões de dólares numa ronda Série B realizada em janeiro deste ano, e de ter fechado 85 milhões de dólares numa ronda Série C feita em junho passado.

A SWORD Health, startup portuguesa que criou uma solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, anunciou que fechou uma ronda de financiamento Série D no valor de 189 milhões de dólares, que coloca a valorização da startup portuguesa nos 2 mil milhões de dólares.

Criada em 2015 pelo português Virgílio Bento, com sede tecnológica no Porto mas com presença à escala global, a SWORD Health é a startup portuguesa mais rápida a atingir o estatuto de unicórnio.

A ronda de financiamento foi liderada pela Sapphire Ventures com a participação dos novos investidores Sozo Ventures, Willoughby Capital, ADQ, LocalGlobe, e dos maiores investidores atuais incluindo a General Catalyst, Khosla Ventures, Founders Fund, Bond, Transformation Capital e Green Innovations.

O financiamento anunciado, pela startup, surge depois da SWORD Health ter fechado 25 milhões de dólares numa ronda Série B realizada em janeiro deste ano, e de ter fechado 85 milhões de dólares numa ronda Série C feita em junho passado.

As patologias músculo-esqueléticas representam o maior custo de saúde a nível mundial e são uma das principais causas de dor crónica e incapacidade, afetando mais de 2 mil milhões de pessoas a nível mundial. O investimento angariado nesta ronda irá permitir acelerar o tratamento destas patologias através do desenvolvimento de novas terapias digitais, desde a prevenção até aos cuidados pós-cirurgia, acelerar a expansão local e global e recrutar 300 colaboradores durante os próximos meses.

Uma ideia de negócio que nasce de um problema pessoal

“Criei a SWORD depois de uma experiência pessoal traumática onde vi e vivi os desafios que as famílias enfrentam quando têm de garantir a recuperação física de um familiar.”, afirma Virgílio Bento, fundador e CEO da SWORD Health, baseado no Porto.

O nascimento da SWORD Health está intimamente ligado à história e experiência pessoal do seu fundador. Em 1994, o irmão de Virgílio Bento foi atropelado numa passadeira quando regressava da escola, sofrendo múltiplos ferimentos graves e atirando-o para um coma que durou doze meses. Após três anos de tratamento contínuo, foi necessário recorrer ao melhor centro de reabilitação em Cuba onde cada paciente tinha um fisioterapeuta totalmente dedicado.

Foi durante este período particular que Virgílio Bento percebeu que a tão necessária reabilitação intensiva é totalmente dependente de recursos humanos, não sendo por esse motivo escalável, e que parte da solução para este problema estaria na tecnologia. Com o foco em encontrar essa solução, decidiu estudar Engenharia Eletrónica e, em 2008, fez o seu Doutoramento focado na tecnologia como uma ferramenta disruptiva para práticas tradicionais de reabilitação.

“Tem sido verdadeiramente gratificante ver o impacto que a SWORD está a ter em milhares de pessoas em todo o mundo. Com esta nova ronda de financiamento, vamos acelerar a criação de valor para os nossos clientes, à medida que continuamos a construir a principal solução digital para tratamento de patologias músculo-esqueléticas no mundo dos cuidados de saúde, disponível em qualquer lugar e para todos”, reforça o fundador.

“Através do nosso estudo de mercado e juntos dos clientes, descobrimos que a SWORD está a demonstrar resultados clínicos tangíveis para proporcionar vidas mais saudáveis e felizes para as pessoas e poupanças significativas para os seus clientes – uma abordagem vencedora. Acima de tudo, estamos entusiasmados por colaborar com um dos fundadores mais dedicado e mais apaixonado que já encontramos, o Virgílio” afirma Rajeev Dham, Partner da Sapphire Ventures.

Inovação e Tecnologia com crescimento exponencial

A SWORD Health é uma das startups com maior crescimento nos EUA no último ano. Além da sua valorização ter disparado 20 vezes, e do número de empresas clientes ter aumentado 12 vezes para mais de 150, a startup portuguesa viu o número de minutos de terapia crescer 10 vezes em apenas um ano. A nível interno da empresa, a SWORD Health registou um crescimento de 3 vezes do número dos seus colaboradores face ao ano passado, contando atualmente com mais de 250.

Três em cada quatro instituições que avaliam as soluções músculo-esqueléticas do mercado escolhem a SWORD Health, apresentando um conjunto de motivos: 100% dos seus serviços são prestados por fisioterapeutas, um dispositivo listado pela FDA que fornece dados clínicos aos fisioterapeutas para personalizar a recuperação, e validação por terceiros tanto para resultados clínicos como para redução de custos.

“A abordagem da SWORD Health para resolver as patologias músculo-esqueléticas é verdadeiramente diferenciada. O seu modelo único de Terapeuta Digital listado pela FDA ganhou uma aceitação significativa no mercado, evidenciada pelo seu crescimento de 12x no número de clientes” salienta Rajeev Dham, Partner da Sapphire Ventures.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado