A partir do próximo ano, os utilizadores do Teams poderão “reunir-se” em espaços 3D e trabalhar com os seus colegas.

Por Matthew Finnegan
Os utilizadores da Microsoft Teams poderão em breve criar os seus próprios avatares animados para se encontrarem com colegas em ambientes virtuais 3D, graças à futura integração da plataforma de realidade mista da empresa, a Mesh.
A Mesh, apresentada pela Microsoft no início deste ano, fornece ferramentas para o desenvolvimento de ambientes virtuais 2D e 3D para colaboração e comunicação. Até à data, o esforço incluiu a criação de uma aplicação dedicada de colaboração Mesh para utilizadores do Microsoft HoloLens VR Headset, bem como a integração de funcionalidades de Malha – como avatares – com o AltSpaceVR, o seu software de realidade virtual social. (Ambos estão atualmente em teste.)
No evento Ignite da empresa, a Microsoft discutiu os planos para integrar a plataforma de realidade mista com o Teams, a sua videoconferência no local de trabalho e a app de chat que conta com 250 milhões de utilizadores em todo o mundo.
O que é a Mesh para Teams?
Essencialmente, a integração fornece uma forma alternativa para os colegas se unirem através do Teams que vão além de chamadas de voz rotineiras e videoconferência.
Os indivíduos criam avatares 3D personalizados para se representarem no ambiente virtual e depois interagem com os avatares de outros participantes ou usando as vistas tradicionais da grelha de videoconferência do Teams. Para parecer mais real, o avatar pode imitar os gestos do utilizador, com a animação da boca do avatar a mover-se em resposta aos sinais de áudio quando o utilizador fala, por exemplo.
Os avatares vão interagir num conjunto de “espaços imersivos” pré-construídos para replicar salas de reuniões ou misturadores sociais, por exemplo, adiantou a Microsoft. Isto pode permitir que uma equipa de produtos crie um espaço virtual com um quadro para brainstorming e protótipos de design 3D exibidos numa mesa. Não é necessário um auricular de realidade virtual: a Mesh para Teams também pode ser acedido via smartphone e portátil, disse a Microsoft.
O recurso Mesh começará a ser implementado para os utilizadores do Teams pré-visualização durante o primeiro semestre de 2022, segundo a empresa. O preço ainda não foi anunciado.
Aspirações de “metaverso” da Microsoft para o local de trabalho
A Microsoft descreve o Mesh para Teams como uma abordagem “metaverso”, um termo cada vez mais usado pelas empresas para descrever ambientes virtuais para colaboração social. O Facebook, que recentemente mudou de nome para Meta, tem sido particularmente uma voz sobre a ideia, e também construiu a sua própria visão de ambientes virtuais para o local de trabalho; o seu Horizon Workrooms, revelado em agosto, oferece funcionalidades semelhantes a do Mesh.
A Cisco também experimentou reuniões de realidade virtual durante muitos anos, e lançou recentemente um programa piloto para o Webex Hologram, uma ferramenta de reunião de realidade aumentada que permite aos utilizadores interagir com objetos virtuais usando óculos de AR. A Startup Spatial também chamou a atenção para os seus espaços de reunião virtuais nos últimos anos.

Com o Teams, a ideia é que a Mesh tornará as reuniões mais envolventes, disse a Microsoft, e fornecer aos trabalhadores uma forma alternativa de manter a “presença” durante as reuniões sem aparecer em frente às câmaras. Muitas pessoas queixaram-se de fadiga quando filmadas durante longos períodos durante o dia, pelo que uma representação viva de si mesma pode reduzir o stress, disse a empresa. Os ambientes virtuais são baseados na funcionalidade Modo Conjunto, que cria um “espaço” bidimensional onde os colegas se encontram, como uma sala de reuniões ou sala de conferências.
“Pode pensar no metaverso da Microsoft como um mundo digital persistente ligado a muitos aspetos do mundo físico, incluindo pessoas, lugares e coisas, permitindo experiências partilhadas entre os mundos físico e digital”, disse Frank Shaw, vice-presidente de comunicação da Microsoft. “À medida que as empresas aceleram a sua transformação digital, o metaverso pode ajudar as pessoas a estarem mais [presentes] em reuniões virtuais através de avatares, conhecerem e partilharem espaços digitais para trabalharem em conjunto e até socializarem.
“Quando podermos ter uma reunião onde estamos todos presentes juntos no mesmo espaço digital sem estar fisicamente no mesmo espaço – este é o próximo grande avanço na categoria de computação. E é isso que estamos a entregar com a Mesh para Teams”, disse Shaw.
“A Microsoft permitir que Teams resumindo de 2D a 3D/mixed reality support é significativo e reflete uma tendência maior”, disse Wayne Kurtzman, Diretor de Investigação da IDC. “As redes sociais, impulsionadas por larguras de banda maiores, permitiram que as pessoas fossem mais visuais. Também permitiu a colaboração em ambientes de jogos, incluindo VR. A maior necessidade de aprender e colaborar globalmente – e interagir com os dados – está a tomar o caminho esperado em novas plataformas de envolvimento. Numa questão de anos, isso criará vantagens para os utilizadores precoces e desafios para aqueles que estão atrasados.”
No entanto, Kurtzman alertou: “Sabemos que os navegadores da Web podem deixar um rasto de dados pessoais. Os compromissos da vida real podem deixar muito mais dados pessoais para trás. Este desafio deve ser abordado de forma proativa por todos os fornecedores e/ou leis de privacidade”, disse.