Um relatório da Gartner refere que um terço das empresas de TI planeiam investir um milhão de dólares ou mais em inteligência artificial em dois anos.

A tecnologia de inteligência artificial será um dos maiores centros de investimento para os players de TI. É o que indica um estudo recente da Gartner sobre executivos do setor, que conclui que um terço das organizações tecnológicas e fornecedores de serviços com planos tecnológicos de inteligência artificial (IA) revelaram que vão investir um milhão de dólares ou mais nestas tecnologias nos próximos dois anos.
Quase todos (87%) que já têm IA como prioridade na despesa em TI consideram que o investimento nesta questão pela indústria em geral aumentará a um ritmo moderado ou rápido até ao próximo ano de 2022.
Errol Rasit, vice-presidente de administração da Gartner, nota que as várias tecnologias de IA existentes terão impacto em todas as indústrias. “As organizações tecnológicas estão a aumentar os investimentos em IA, uma vez que reconhecem o seu potencial não só para avaliar dados críticos e melhorar a eficiência do negócio, mas também para criar novos produtos e serviços, expandir a sua base de clientes e gerar novas receitas. Estes são investimentos sérios que ajudarão a desarmar o burburinho que surgiu em torno da IA. “
Em comparação com outras áreas tecnológicas emergentes, como a nuvem e a IoT, as tecnologias de IA são a segunda na alocação de recursos, de acordo com a pesquisa citada. Os inquiridos cujas organizações investiram em IA indicam que o próximo maior investimento que antecipam é em tecnologias de visão computacional, com uma média de 679 mil dólares em dois anos.
Segundo Rasit, muito poucos inquiridos disseram que as suas empresas investem menos de $250.000 em tecnologias de IA; “Isto indica que o desenvolvimento de IA tem um custo elevado em comparação com outras inovações tecnológicas. Este não é um segmento fácil de entrar devido à complexidade da construção e formação de modelos de IA. “
O relatório salienta igualmente a relativa imaturidade das tecnologias de IA em comparação com outras áreas de inovação. De facto, pouco mais de metade dos inquiridos reportou uma adoção significativa dos seus produtos e serviços baseados em IA por clientes-alvo. Além disso, 41% dos inquiridos referiram que as tecnologias de IA emergentes ainda estão em desenvolvimento ou a adoção inicial, o que significa que existe uma potencial onda de adoção à medida que novos ou melhorados produtos e serviços de IA ficam geralmente disponíveis.
Para os analistas, os resultados do estudo destacam o difícil ciclo de desenvolvimento da tecnologia de IA, “dada a sua complexidade”, bem como os desafios de todo o setor na contratação de talentos especializados nestas tecnologias, “devido ao número finito de pessoas qualificadas nesta tecnologia”.