EDP escolhe solução da Infinidat para melhorar desempenho da infraestrutura de dados

EDP decidiu procurar uma solução de armazenamento que fosse capaz de fazer face a um crescimento de dados sem precedentes na empresa.

 A EDP tinha um consumo de armazenamento que crescia a um ritmo de 1 petabyte por ano, pelo que se tornou um desafio para a EDP gerir volumes tão significativos de dados. A EDP conta atualmente com dois datacenters de alto desempenho, assim como com uma experiente equipa que dá suporte a uma ampla gama de serviços de nível empresarial aos seus parceiros e clientes. 

“Percebemos rapidamente que necessitávamos de arrays de armazenamento que nos proporcionassem a capacidade suficiente para assegurar este crescimento sem comprometer o desempenho. Além disso, era absolutamente crítico termos dois datacenters preparados para assegurar o disaster recovery de todos os nossos sistemas”, explica Jorge Domingos, IT Infrastructures and Capacity Manager da EDP.

Foi então que a EDP decidiu procurar uma solução de armazenamento que fosse capaz de fazer face a este crescimento de dados sem precedentes. Dada a dimensão e os requisitos do seu projeto, a empresa lançou um exaustivo processo de consulta ao mercado. “Há muitos anos que somos grandes consumidores de storage, e por essa razão possuímos um vasto conhecimento das ofertas existentes, bem como do portfólio de alguns dos principais fornecedores do mercado”, sublinha Jorge Domingos. “O modelo de negócio disruptivo exclusivo da Infinidat, os seus preços flexíveis e a tecnologia de ponta facilitaram a nossa decisão de apostarmos na plataforma InfiniBox.”

Uma implementação à escala petabyte sem preocupações

Após a escolha da solução da Infinidat, a EDP implementou dois arrays InfiniBox, cada um deles num dos respetivos datacenter, contando cada armário com uma capacidade inicial acordada de 1 petabyte.

A EDP utiliza os arrays para workloads de virtualização, sobre as soluções de virtualização vSphere Enterprise da VMware, totalmente integradas na plataforma da Infinidat, tendo beneficiado de uma implementação descomplicada com o suporte da equipa da Infinidat e das suas soluções tecnológicas. De facto, excluindo o processo de pedido, e considerando desde o momento que o equipamento entra no datacenter, todo o projeto foi desenvolvido e concluído em aproximadamente dois meses. 

Como resultado, a empresa obteve um desempenho melhorado, latência ultrabaixa, solução “zero touch” e uma abordagem “set it and forget it”. 

“A experiência de 360 graus com a Infinidat tem sido positiva a todos os níveis. A plataforma da Infinidat superou todas as nossas expectativas nas workloads mais exigentes. Com as soluções inovadoras de armazenamento de dados da empresa, passámos a beneficiar de um elevado desempenho, latência ultrabaixa, facilidade de integração e suporte avançado ao cliente – tudo dentro do orçamento. Isto permitiu à EDP proporcionar uma melhor experiência de utilização e, à medida que crescemos, estamos confiantes de que podemos continuar a usufruir do baixo custo total de propriedade das soluções da Infinidat”, sublinha ainda Jorge Domingos. 


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado