BI4ALL fornece solução de IA a Logifarma

A solução desenvolvida pela BI4ALL interpreta toda a documentação e comunica diretamente com o sistema de gestão de armazém. Com a informação consolidada numa plataforma, o processo tornou-se mais fácil, semiautomático e menos passível de erro.

Diariamente, a Alloga-Logifarma recebe dezenas de fornecimentos de unidades de produção  espalhadas pelo mundo, maioritariamente pela Europa. A acompanhar os produtos vêm packing lists,  que trazem o detalhe dos mesmos. Com o objetivo de agilizar o processo de inserção da informação  em sistema, que chegava em papel e era registada de forma manual, foi desenvolvida pela BI4ALL uma solução de IA que interpreta toda a documentação e comunica diretamente com o sistema de gestão  de armazém. Com a informação consolidada numa plataforma, o processo tornou-se mais fácil,  semiautomático e menos passível de erro. 

Em 2020, a Alloga-Logifarma representava 150 laboratórios, o que equivale a 500 mil encomendas  preparadas e 100 milhões de unidades expedidas no mercado nacional. Embora a Alloga-Logifarma  possua, já há muitos anos, um sistema de gestão de armazéns, os dados eram introduzidos de forma  manual, através de uma pistola de radiofrequência que estava ligada ao sistema de gestão de  armazéns. 

A solução tecnológica criada pela BI4ALL veio assim trazer agilidade e eficiência a este processo. Até  então, os operadores liam o código de barras do produto e introduziam manualmente o lote, a  quantidade, a data de validade e alguns parâmetros, como, por exemplo, o número de unidades por  caixa. Hoje, se tiverem a packing list que acompanha a mercadoria, esses dados são introduzidos  automaticamente, por digitalização, e entram diretamente no sistema de gestão de armazéns da  empresa, o que permite normalizar a informação e tê-la facilmente acessível.  

José Oliveira, CEO da BI4ALL, afirma que “A Alloga-Logifarma é mais um caso de sucesso na  implementação de soluções de Inteligência Artificial no seu negócio. É gratificante fazer parte deste  projeto e ver que, cada vez mais, as empresas reconhecem a importância das tecnologias emergentes,  que lhes traz processos mais otimizados, redução de custos e maiores vantagens competitivas.” 

Com processos mais ágeis e eficientes, a Alloga-Logifarma conseguiu assim reduzir o tempo de  disponibilização de produto ao mercado e aos clientes, que aumentaram o seu nível de satisfação,  uma vez que conseguem colocar os produtos à venda de forma mais rápida. “Os principais benefícios  foram a redução do lead time de entrega, o aumento de produtividade, a redução de erros e a  antecipação da informação. Houve ainda um projeto paralelo de agendamento de mercadorias, com  o objetivo de sabermos o que vamos receber no dia seguinte e conseguirmos identificar os produtos que estão em falta no sistema de gestão de armazéns”, refere João Gomes, Diretor de Operações da  Alloga-Logifarma. 

O responsável faz também referência à aceitação da solução tecnológica pelos colaboradores,  acrescentando que “inicialmente houve alguma relutância à mudança por parte dos colaboradores,  mas rapidamente todos os intervenientes reconheceram os benefícios que a solução trouxe ao  processo de interpretação das packing lists, como uma melhor organização da atividade, aumento da  produtividade, melhor serviço ao cliente e redução de custos”. 

No futuro, a Alloga-Logifarma quer continuar a evoluir e estar na vanguarda da tecnologia, até porque  reconhece que isso é uma vantagem competitiva face aos concorrentes. Este projeto foi iniciado na  área da receção de mercadorias e, neste momento, está a ser desenvolvida uma solução de IA para  dentro do armazém.


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