Custos com software de colaboração dispararam no último ano

Microsoft, Google, Zoom, Cisco e Slack lideraram 64,2% do mercado, mais 4% do que no ano anterior.

Por Matthew Finnegan e João Miguel Mesquita

Na sequência do surto da pandemia COVID-19, e como uma limpeza para continuar as operações comerciais remotamente. Mas agora que os escritórios estão a começar a reabrir, esse investimento continua a ser incrivelmente elevado, de acordo com um estudo da IDC. Os dados da consultora mostram que em 2020 atingiram os 22,6 mil milhões de dólares, um aumento de 32,9% face a 2019, e o quarto ano consecutivo de crescimento homólogo acima dos dois dígitos para o setor.

Microsoft, Google, Zoom, Cisco e Slack lideraram 64,2% do mercado, mais 4% do que no ano anterior. E os 20 principais fornecedores tiveram um crescimento anual da receita de 40%, em média. Enquanto o Zoom foi o que se colocou acima do mercado em termos de crescimento, com um aumento de 227,1%.

Da mesma forma, e de acordo com a Gartner, 80% dos trabalhadores em todo o mundo usam agora algum tipo de software de colaboração, contra pouco mais de 50% em 2019. Durante o mesmo período, a adoção de ferramentas de armazenamento e partilha cresceu 16% e o uso de aplicações de mensagens móveis em 7%.

“É provável que alguns fatores continuem a alimentar este crescimento contínuo”, disse Wayne Kurtzman, diretor de investigação da IDC e autor do relatório. ” As empresas estão agora mais conscientes do valor empresarial das ferramentas de colaboração, que permitem comunicações internas otimizadas e uma melhor eficiência para os colaboradores. Além disso, podem também fornecer uma maior compreensão das operações e do fluxo de informação dentro da empresa. Finalmente, há uma integração mais estreita do software de colaboração com aplicações empresariais como a CRM, que pode ajudar a melhorar os resultados dos clientes.”

Por outro lado, e de acordo com o especialista, as novas vias de colaboração também estimularão a procura de negócios enquanto parceiros e clientes “descobrem que podem comunicar de forma mais eficaz”. Por exemplo, a Slack e a Microsoft já abriram as respetivas aplicações de mensagens rápidas para colaboração externa com canais partilhados. “Isto proporciona uma melhor compreensão dos projetos e permite que as empresas respondam melhor às necessidades do mercado. Isto traduz-se numa maior fidelização do negócio e numa melhor experiência do cliente.”

Num futuro próximo, a consultora prevê a entrada neste segmento de tecnologias emergentes baseadas na realidade virtual e chamada Metaverse.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado