Workplace do Facebook marca o futuro do trabalho na Vodafone

O Workplace do Facebook continuará a ajudar a Vodafone a reduzir a distância entre mais de 90.000 colaboradores nos próximos 3 anos.

Enquanto muitas empresas lutavam para encontrar formas de manter os seus colaboradores conectados durante um dos mais turbulentos momentos da história recente, a Vodafone já contava com uma ‘arma secreta’ que a ajudou a prosperar em tempos de incerteza.

Graças à adoção do Workplace pela empresa em 2019, a Vodafone manteve um senso de conexão e envolvimento entre todos os seus colaboradores. Adicionalmente, a empresa contou com um crescimento em iniciativas, campanhas e comunidades lideradas por colaboradores, à medida que as pessoas se reuniam.

Facilitar a conexão entre pessoas

Cuidar daquilo que foi construído durante aquele período sem precedentes continua agora a ser uma prioridade para 2021 e anos seguintes, de acordo com o CTO da Vodafone, Johan Wibergh: “Mais de 90.000 de nossos colaboradores em todo o mundo usam o Workplace para se manter em contacto. Com muitos colaboradores a trabalharem atualmente de forma remota, o Workplace tornou-se num recurso central inestimável para nos conectarmos, organizarmos eventos em direto, partilharmos informações e colaborarmos em projetos para ajudar os nossos clientes. Acima de tudo, é intuitivo e acessível para que as pessoas se sintam parte de uma comunidade inclusiva.”

Nos últimos 18 meses, a Vodafone tirou o máximo proveito dos recursos de envolvimento e construção de comunidades, como o Workplace Live e os Grupos. Como resultado, a sua base global de colaboradores tem sido capaz de manter conversas bidirecionais com a liderança, ao mesmo tempo que ajuda os líderes a serem mais transparentes na comunicação com toda a organização.

Construir pontes

Esse senso de comunidade e conexão teve um impacto extremamente positivo nos colaboradores que permaneceram conectados durante a pandemia, de acordo com o líder de canais e social media da Vodafone, Patrick Yui.

Graças ao Workplace, um número significativo de colaboradores passou a sentir-se mais próximo – apesar da distância física que os mantinha separados. Para a Vodafone, o Workplace foi um game-changer numa época em que as pessoas não conseguiam encontrar-se fisicamente.

“Realizámos um conjunto de atividades no âmbito de um banner com a frase ‘Fique conectado com o Nick’ ”, explica Patrick Yui a propósito dos esforços da empresa para manter os colaboradores conectados. “Temos sessões regulares e conversas sobre todas as áreas do negócio com o nosso CEO, em conversas com outros colaboradores e executivos da Vodafone.”

As sessões interativas também permitem que os colaboradores façam comentários e perguntas através do Workplace. Esse nível de acesso direto para qualquer colaborador global é algo que a Vodafone não tinha capitalizado antes.

Inspirar um propósito comum

A Vodafone também fez pleno uso do Workplace para ajudar a apoiar a saúde mental dos seus colaboradores. Além de eventos em direto programados para coincidir com a semana de ‘Conscientização sobre a Saúde Mental’, o Workplace também foi utilizado para impulsionar a participação em pulse surveys que mediram o sentimento dos colaboradores.

A plataforma ajudou a Vodafone a perguntar às pessoas como se sentem em trabalhar a partir de casa ou se têm apoio suficiente na área da saúde mental e bem-estar geral. Os resultados da pesquisa foram então convertidos em gráficos fáceis de analisar e publicados no Workplace para dar às pessoas uma sensação autêntica do que os seus colegas estavam a experienciar.

O foco no trabalho da Vodafone com instituições de caridade e causas sociais também ajudou a elevar a moral de toda a organização durante a pandemia. Conectar serviços essenciais como hospitais e escolas é algo que a Vodafone faz todos os dias. A Vodafone utilizou o Workplace para inspirar um sentimento de orgulho entre os colaboradores, esclarecendo as vozes das minorias da Black Professional Network e das comunidades LGBTQ+ e destacando o seu trabalho de apoio às comunidades através de questões como violência doméstica ou assistência a países em situações de desastres naturais.

Adotar uma abordagem “pronta para o futuro”

Dezoito meses após o início da pandemia, a Vodafone está agora a procurar uma abordagem “pronta para o futuro” de como, onde e quando as pessoas trabalham. E o Workplace está definido para desempenhar um papel essencial nessa estratégia – seja qual for a forma definida pela empresa. Em particular, planeiam continuar com vídeos em direto para transmitir eventos que podem envolver os colaboradores num misto de ambientes físicos e virtuais. Assim, as pessoas podem ficar conectadas onde quer que estejam a trabalhar.

A Vodafone também quer utilizar o poder do vídeo para criar uma série de visitas virtuais ao escritório. Ao registar um conjunto de orientações em vários escritórios e publicá-las em grupos específicos do Workplace, os colaboradores podem experimentar como será estar de volta ao ambiente de trabalho após um intervalo prolongado. O que mudou na receção? Quais são as novas medidas de segurança? E as pessoas podem fazer perguntas e partilhar mais detalhes nos comentários para que todos vejam.

Qualquer que seja o futuro, o objetivo da Vodafone permanece o mesmo – cultivar uma força de trabalho próspera, informada, envolvida e conectada em todo o mundo. 

Julien Codorniou, VP, Workplace afirma: “A Vodafone é uma empresa que vive e respira o seu conceito ‘pronta para o futuro’. Ao conectarem os seus colaboradores em todo o mundo com o Workplace, a Vodafone manteve a comunidade durante a pandemia enquanto se preparava para um novo mundo de trabalho. Estamos entusiasmados por continuar a impulsionar a comunidade da Vodafone através desta renovação.” 




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