Após especulações sobre suposta negociação entre a GlobalFoundries e a Intel, porta-vozes da fabricante de semicondutores afirmaram que não há uma negociação ativa entre as empresas.

Tom Caulfield, CEO da GlobalFoundries, fabricante de chips pertencente a um braço de investimentos do governo de Abu Dhabi, disse em entrevista à Bloomberg TV, na última segunda-feira (19), que o suposto interesse da Intel sobre a empresa não passa de especulações. O executivo reafirmou que o plano da empresa de uma oferta pública inicial no ano que vem.
Após especulações sobre suposta negociação entre a GlobalFoundries e a Intel, porta-vozes da fabricante de semicondutores afirmaram que não há uma negociação ativa entre as empresas.
“Não há nada nessa discussão”, disse Caulfield à publicação. Como a fabricante de chips está a preparar-se para a venda de ações, “você pode esperar muita especulação”, disse o executivo.
Na semana passada, um porta-voz da GlobalFoundries de Malta, com sede em Nova York, também afirmou que não há negociações com a Intel.
As especulações partiram do interesse da Intel, que chegou a estudar a viabilidade de comprar a GlobalFoundries, disseram fontes familiarizadas com o assunto a semana passada. No entanto, as fontes disseram que não houve nenhuma abordagem formal de aquisição à Mubadala Investment Co., proprietária da GlobalFoundries. Os dois lados não estão envolvidos em negociações ativas, disseram estas fontes.
A Mubadala criou a GlobalFoundries comprando as operações de fabricação da Advanced Micro Devices Inc. em 2009 e depois combinando-a com a Chartered Semiconductor, de Singapura. O fundo continua a trabalhar com consultores em planos para listar o negócio em um valor de cerca de US$ 30 bilhões, disseram as fontes.
“Acho que estão interessados em manter o GF”, disse Caulfield. “Acham que este ativo se tornou uma estrela no seu portfólio”.
Fabricantes de chips contratados como a GlobalFoundries fabricam semicondutores para grandes empresas de tecnologia como Apple Inc., Nvidia Corp. e Amazon.com Inc.
A Intel, sob o comando de Pat Gelsinger, CEO, declarou sua ambição de investir forte para entrar neste mercado e desafiar a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) e Samsung Electronics, duas empresas que assumiram a liderança na fabricação da empresa nos Estados Unidos.
Representantes da Intel e da Mubadala recusaram comentar após um relatório do Wall Street Journal de que a maior fabricante de chips do mundo estava planeando uma oferta.