Zoom compra Five9 por quase 15 mil milhões de dólares

Com a incorporação desta empresa especializada em software de contact center baseado na cloud, a gigante de videoconferência pretende melhorar a sua posição no mercado empresarial.

“Transformar a forma como as empresas se conectam com seus clientes” e entrar no mercado de contact center, um negócio que soma 24 mil milhões de dólares, são os objetivos ambiciosos da empresa de videoconferência Zoom Video Communications com a aquisição da Five9 , fornecedora de software de contact centesr na cloud. A operação, que será realizada integralmente em ações e está avaliada em cerca de 14,7 mil milhões de dólares, já foi aprovada pelos conselhos de administração das duas empresas e, assim que tiver a aprovação dos acionistas da Five9 e dos órgãos competentes, será encerrada o primeiro semestre de 2022.

“Procuramos continuamente maneiras de melhorar nossa plataforma e a compra da Five9 é um ajuste natural que proporcionará ainda mais felicidade e valor aos nossos clientes”, nas palavras de Eric S. Yuan, CEO e fundador da Zoom. Yuan explica que, uma vez que as empresas se comunicam com os seus clientes principalmente por meio de contact centers, “esta aquisição cria uma plataforma líder de compromisso do cliente que ajudará a redefinir como as empresas se conectam com seus clientes”.

A tecnologia do Five9, um contact center na cloud, fornecerá à Zoom um conjunto de aplicações que permitem a gestão e a otimização das interações com o cliente por meio de diversos canais . Assim que a transação for concluída, a empresa tornar-se-á uma unidade operacional da Zoom e seu CEO, Rowan Trollope, será o presidente da empresa de videoconferência, além do CEO remanescente da Five9, reportando-se a Eric Yuan. “A união de forças com a Zoom proporcionará aos clientes empresariais da Five9 acesso às melhores soluções, em particular Zoom Phone, o que lhes permitirá obter mais valor e entregar resultados reais para seus negócios. Isso, combinado com a filosofia de ‘facilidade de uso’ e amplo portfólio de comunicações da Zoom, permitirá que os clientes se envolvam através de seu canal preferido ”, de acordo com Trollope.

O Zoom Phone é um sistema de telefonia em cloud que oferece uma alternativa digital às ofertas de telefonia herdada e permite que as organizações se conectem e interajam de novas maneiras. Na Zoom estão convencidos do poder de combinar a tecnologia das duas empresas, o que abrirá oportunidades de vendas cruzadas para suas respetivas bases de clientes.

Um vencedor tecnológico na era cobiçosa

A Zoom é uma das empresas que cresceu sem parar durante a pandemia e o subsequente boom da videoconferência. A empresa também possui um mercado de aplicações dinâmicas com extensões especializadas em setores como finanças, educação, atendimento ao cliente e mais de uma dezena de categorias. Seus grandes concorrentes são a Microsoft e sua plataforma Teams; O Google, que tem o Meet como plataforma de videochamada; e a Cisco, com o Webex.

Embora com o boom das chamadas de vídeo a empresa tenha enfrentado alguns incidentes de segurança cibernética, ela protegeu seus sistemas para resolver esse desafio e implementou criptografia de ponta a ponta em seus serviços de videoconferência.

No primeiro trimestre fiscal do seu atual ano fiscal, encerrado em 30 de abril, a Zoom obteve receitas de 956,2 milhões de dólares, 191% a mais que no ano anterior. Para o segundo, Zoom prevê receitas entre 985 e 990 milhões de dólares. Para o ano fiscal de janeiro de 2022, a Zoom espera receitas entre 3.975 e 3.990 milhões de dólares.

Por sua vez, a Five9 encerrou o trimestre de março com 137,9 milhões de dólares, 45% a mais que no trimestre anterior. Para o ano inteiro de 2021, Five9 projeta receitas entre 548,5 milhões e 551,5 milhões de dólares.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado